A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OABRO) participou, na última semana de agosto, do I Seminário da Rede Estadual de Ouvidoras de Rondônia, realizado pela rede de ouvidores. O tema debatido foi o Fim da Violência Contra a Mulher, em alusão ao mês de conscientização, denominado Agosto Lilás.
Representando a OABRO, a conselheira seccional e ouvidora adjunta Iarlei Ribeiro apresentou as ações efetivas no combate à violência relacionada à rede Lilás. “Entre nossas ações voltadas à defesa da mulher, destacamos a Ouvidoria da Mulher. Neste canal, acolhemos reclamações de advogadas, cidadãs e esposas de advogados que sejam vítimas de violência doméstica e familiar. A OABRO possui uma ouvidoria exclusiva para elas”, destacou Iarlei Ribeiro.
Os dados do último Anuário Brasileiro de Segurança Pública apontaram que Rondônia lidera o ranking de feminicídio no Brasil. O estado também está entre os primeiros nas estatísticas de violência doméstica e familiar.
A Ouvidora das Mulheres da OABRO, Marli Mendonça, destaca que Rondônia foi a primeira Seccional entre as OAB a implantar o canal de Ouvidoria da Mulher. “A OABRO não dá somente suporte a rede de proteção, mas também incentiva a realização de projetos, entre elas a implantação da Ouvidoria da Mulher. Além disso, a Ordem possui diversas iniciativas que combate à violência doméstica e familiar”, ressaltou Márli.
No encontro, Iarlei destacou que a violência contra as mulheres é um dos indicadores de uma sociedade ainda machista e socialmente adoecida, e que ações voltadas para a segurança das mulheres refletirão na sociedade como um todo. “Toda ação voltada para a defesa da mulher é, na verdade, uma defesa da sociedade, pois quando conseguimos eliminar a violência contra a mulher, evitamos a perpetuação do ciclo negativo de violência”, concluiu Iarlei.
O canal de Ouvidoria da OABRO pode ser acessado através do site oab-ro.org.br ou pelo telefone/WhatsApp (69) 9954-9260.