Andrey Cavalcante enalteceu a realização do evento ressaltando a participação da sociedade civil organizada, profissionais e alunos
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), Andrey Cavalcante, participou, na última sexta-feira (6), do VI Encontro de Direito Médico de Rondônia. O evento aconteceu no auditório do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO), em Porto Velho, reunindo médicos, advogados e acadêmicos.
Em seu discurso, Andrey Cavalcante enalteceu a realização do evento ressaltando a participação da sociedade civil organizada, profissionais de diversas áreas, alunos, agentes políticos interagindo sobre diversos temas que tratam, na verdade, direta e indiretamente, de um direito fundamental, a saúde, e das pessoas nelas interessadas e envolvidas: o profissional, o paciente e o próprio Estado.
“Nossa sociedade muda celeremente em razão da globalização, que já é uma realidade. Hoje, o paciente é muito mais exigente do que antes, com ou sem razão, vale dizer, os profissionais de saúde frequentemente se veem expostos a situações diversas, mesmo tendo agido dentro dos ditames da sua lex artis. Por isso a importância desses eventos voltados a temas específicos da área, de forma a orientar, conscientizar e estabelecer limites, com a finalidade de se buscar o melhor convívio social, em razão das regras de condutas postas pelo atual ordenamento jurídico, entre todos os envolvidos nessas relações”, pontua Andrey Cavalcante.
O advogado Cândido Ocampo, organizador do evento, agradeceu o reconhecimento do presidente da OAB/RO quanto à relevância do Encontro e falou da importância em ter a OAB como parceira na realização. “O Encontro tem trazido conteúdos instigantes, que superam expectativas. Agradeço as parcerias firmadas que possibilitaram esta realização, bem como proporcionaram à sociedade rondoniense, a gratuidade do evento”.
O vice-presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO), desembargador Isaías Fonseca Moraes, fez a palestra de abertura do evento abordando o tema “Organização Social na área de Saúde”. Na sequência, a mesa debateu as OS e a judicialização da medicina, que contou com a participação da promotora de Justiça do Ministério Público, Rosângela Marsaro Protti, titular da Promotoria de Defesa da Saúde da Capital, e de um representante da Unimed-Rondônia.
Em seguida foram realizadas as palestras ministradas pelo presidente do Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero), Cleiton Bach, sobre “Os direitos do médico sob a ótica do Código de Ética” e pelo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), professor mestre Benedito Antônio Alves, que falou da atuação dessa Corte na governança (gestão) da saúde.