Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

OAB/RO pede a Defensoria que advogados mantenham inscrição na OAB

Página Inicial / OAB/RO pede a Defensoria que advogados mantenham inscrição na OAB

OABRO_pede_a_Defensoria_que_advogados_mantenham_inscricao_na_OAB1

O Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), Andrey Cavalcante, esteve reunido na manhã desta segunda-feira (26), com o Defensor Público Geral, Antônio Fontoura Coimbra, para expor e buscar alternativas quanto ao cancelamento, por parte de alguns defensores públicos, de sua inscrição junto à OAB.

A ausência do registro na OAB levou o Juiz da 1ª Vara Cível da Comarca de Porto Velho a não realizar audiências naquela Vara e comunicar a OAB sobre a situação. O Juiz ainda requereu da OAB que designasse advogado dativo para atuar nos processos da Defensoria Pública junto a Vara.

“Esta situação nos traz aqui para propor uma solução que sirva de exemplo para o restante do país”, iniciou Andrey Cavalcante no diálogo com os Defensores presentes à reunião. Andrey comentou que a ausência de registro da OAB junto ao corpo da Defensoria Pública seria objeto de reunião específica da entidade, mas que a OAB fora provocada antecipadamente para se posicionar diante da decisão do Juízo da 1ª Vara. “Creio que se os defensores conscientizarem-se da importância do papel institucional da OAB, e de que juntos podemos ficar mais fortes e lutar em favor das grandes causas da categoria, resolvemos essa questão de forma tranquila e equilibrada em nosso Estado”, pontuou Cavalcante com vistas a evitar qualquer demanda judicial.

Acompanhado do Conselheiro Federal da OAB, Elton Assis, Andrey reforçou que, pessoalmente, entende ser necessário o registro para os profissionais, mas que irá tratar a questão junto ao Conselho Seccional da OAB para que este manifeste a posição oficial da entidade em Rondônia.

Na oportunidade o Conselheiro Elton Assis, comentou que o tema será objeto de discussão no Conselho Federal da OAB e a sua impressão é de que a OAB vai decidir pela recomendação de que os defensores públicos mantenham seu registro e regularidade na Ordem.

O Defensor Público Geral lembrou que é condição sine qua non para os advogados que participam do Concurso Público da Defensoria estar inscritos na OAB, porém conforme entendimento da Lei Complementar 132/2009, após sua posse, ele não perde a sua capacidade postulatória ao cancelar a inscrição junto a OAB. “Mesmo assim, são muitos os Defensores que mantém sua inscrição e regularidade”, comentou Fontoura.

Durante a reunião, expuseram esse entendimento o Defensor Marcos Edson de Lima, Coordenador do Núcleo de ações Coletivas, e o Presidente da Associação dos Membros da Defensoria Pública do Estado de Rondônia (Amdepro), Leonardo Werneck. O Presidente da Amdepro, inclusive, entregou cópia do Mandado de Segurança (MS) impetrado pela Amdepro contra a decisão do Juízo da 1ª Vara Cível.

Andrey Cavalcante complementou que o MS será fruto de análise de um Conselheiro Estadual da OAB que será o relator da matéria junto ao pleno do Conselho Seccional. Ele ainda salientou: “estas discussões devem ser tratadas na esfera institucional. Que os debates e ações reflitam o posicionamento de nossas entidades em defesa da nossa classe, mas que os embates não nos afastem, pois juntos temos muito a fazer em favor da sociedade”.

O Conselheiro Elton Assis, reforçou a fala do Presidente da OAB, argumentando que cada entidade irá defender sua bandeira institucional, mas que isso não seria motivo para que as duas se separassem.

A ponderação do Presidente da OAB foi reconhecida como coerente pelos membros da Defensoria e reforçada por Marcos Lima: “as duas entidades são irmãs e demonstramos isso ao atuar junto com a OAB em recentes ações desenvolvidas pela Comissão de Direitos Humanos. Certamente assim continuaremos atuando juntos”.  Ainda estiveram presentes à reunião o Sub-Defensor Geral, Edlvado Caires, e o Corregedor-Geral da Defensoria, Constantino Gorayeb.

Após a reunião, o Presidente da OAB/RO nomeou como relator da matéria o Conselheiro Estadual Márcio Melo Nogueira, que se comprometeu a submetê-la à deliberação do Conselho Seccional com a celeridade que o caso requer.

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista) responsável

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone