A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) se reuniu, nesta quarta-feira (17), com o secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania de Rondônia (Sesdec), Antônio Carlos Reis, para pedir informações sobre as investigações em dois casos de ataques a advogados.
No último final de semana, o presidente da Subseção de Buritis, Alceu Scoparo Filho, foi assassinado por pistoleiros em motocicleta no meio da rua, naquela cidade. No dia 11 de agosto, data em que se comemora o Dia do Advogado, um profissional de Porto Velho teve o escritório alvejado por três tiros, aparentemente por força do exercício profissional.
Com relação a Buritis, a vice-presidente da OAB/RO, Maracélia Oliveira, o conselheiro seccional Gustavo Menacho, o procurador jurídico da OAB/RO Moacyr Pontes Netto e o novo presidente da Subseção de Buritis, Alessandro Peres, pediram mais detalhes sobre o andamento da investigação e maior celeridade na identificação dos criminosos.
Os representantes da OAB/RO pediram melhorias na estrutura da segurança pública de Buritis, que atualmente conta com apenas um delegado de polícia e quadro defasado de servidores, escrivães e agentes, para atender a toda a demanda do município que possui uma população estimada de 25 mil habitantes. No dia do velório do advogado morto, outras duas pessoas foram assassinadas na cidade.
O secretário de Segurança, Antônio Carlos Reis, ressaltou que a investigação sobre a morte do advogado está em andamento e que espera em breve poder dar uma resposta à advocacia e à sociedade. Ele também afirmou que já foram adotadas medidas para melhorar a estrutura da segurança de Buritis.
“Na próxima semana, o município de Buritis irá receber um dos maiores reforços para a segurança pública. Os aprovados no último concurso da Polícia Civil já estão aptos para assumir os cargos e efetivar os trabalhos. Serão enviados mais dois delegados de polícia, cinco escrivães e cinco agentes”, afirma Antônio Carlos Reis.
“Essa é uma notícia excelente, pois é necessário um maior efetivo na segurança do município. Viemos aqui para tratar do caso do nosso colega Alceu, mas também para pedir pela população de Buritis, que está assustada com a quantidade de crimes ocorridos na comarca”, destaca o presidente da Subseção de Buritis, Alessandro Peres.
Outro assunto tratado na reunião foi o atentado ao escritório do advogado José Girão, em Porto Velho, na noite de 11 de agosto, data em que se comemora o Dia do Advogado. Na ocasião, dois homens em uma moto dispararam tiros em direção à porta do escritório e um carro que estava na garagem. Toda a ação foi registrada pelas câmeras de monitoramento do escritório.
A vice-presidente da OAB/RO, Maracélia Oliveira, pontua que há indícios de que os tiros foram para intimidar o profissional e pede que sejam adotadas medidas para a imediata elucidação do fato e sua autoria. “Se confirmado que o ataque se deu por força do exercício profissional, é uma ocorrência que atinge a toda a advocacia, pois não se pode tolerar qualquer ato que busque silenciar o profissional que luta pelo direito do cidadão”.
O secretário de Segurança afirmou que já estão acompanhando o caso e que irá colocar uma equipe especial para analisar as imagens e buscar identificar os autores do atentado criminoso.
Os representantes da OAB/RO agradeceram a disponibilidade do secretário em recebê-los e discutir as demandas propostas pela instituição, ressaltando que o bom relacionamento entre a Seccional e a Sesdec só tende a fortalecer e melhorar a qualidade de vida da população rondoniense.