Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

OAB/RO pede providências para investigação de ataques a advogados

Página Inicial / OAB/RO pede providências para investigação de ataques a advogados

IMG_2314

(Foto: Ascom OAB/RO)

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) se reuniu, nesta quarta-feira (17), com o secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania de Rondônia (Sesdec), Antônio Carlos Reis, para pedir informações sobre as investigações em dois casos de ataques a advogados.

No último final de semana, o presidente da Subseção de Buritis, Alceu Scoparo Filho, foi assassinado por pistoleiros em motocicleta no meio da rua, naquela cidade. No dia 11 de agosto, data em que se comemora o Dia do Advogado, um profissional de Porto Velho teve o escritório alvejado por três tiros, aparentemente por força do exercício profissional.

Com relação a Buritis, a vice-presidente da OAB/RO, Maracélia Oliveira, o conselheiro seccional Gustavo Menacho, o procurador jurídico da OAB/RO Moacyr Pontes Netto e o novo presidente da Subseção de Buritis, Alessandro Peres, pediram mais detalhes sobre o andamento da investigação e maior celeridade na identificação dos criminosos.

Os representantes da OAB/RO pediram melhorias na estrutura da segurança pública de Buritis, que atualmente conta com apenas um delegado de polícia e quadro defasado de servidores, escrivães e agentes, para atender a toda a demanda do município que possui uma população estimada de 25 mil habitantes. No dia do velório do advogado morto, outras duas pessoas foram assassinadas na cidade.

O secretário de Segurança, Antônio Carlos Reis, ressaltou que a investigação sobre a morte do advogado está em andamento e que espera em breve poder dar uma resposta à advocacia e à sociedade. Ele também afirmou que já foram adotadas medidas para melhorar a estrutura da segurança de Buritis.

(Foto: Ascom OAB/RO)

(Foto: Ascom OAB/RO)

“Na próxima semana, o município de Buritis irá receber um dos maiores reforços para a segurança pública. Os aprovados no último concurso da Polícia Civil já estão aptos para assumir os cargos e efetivar os trabalhos. Serão enviados mais dois delegados de polícia, cinco escrivães e cinco agentes”, afirma Antônio Carlos Reis.

“Essa é uma notícia excelente, pois é necessário um maior efetivo na segurança do município. Viemos aqui para tratar do caso do nosso colega Alceu, mas também para pedir pela população de Buritis, que está assustada com a quantidade de crimes ocorridos na comarca”, destaca o presidente da Subseção de Buritis, Alessandro Peres.

Outro assunto tratado na reunião foi o atentado ao escritório do advogado José Girão, em Porto Velho, na noite de 11 de agosto, data em que se comemora o Dia do Advogado. Na ocasião, dois homens em uma moto dispararam tiros em direção à porta do escritório e um carro que estava na garagem. Toda a ação foi registrada pelas câmeras de monitoramento do escritório.

A vice-presidente da OAB/RO, Maracélia Oliveira, pontua que há indícios de que os tiros foram para intimidar o profissional e pede que sejam adotadas medidas para a imediata elucidação do fato e sua autoria. “Se confirmado que o ataque se deu por força do exercício profissional, é uma ocorrência que atinge a toda a advocacia, pois não se pode tolerar qualquer ato que busque silenciar o profissional que luta pelo direito do cidadão”.

O secretário de Segurança afirmou que já estão acompanhando o caso e que irá colocar uma equipe especial para analisar as imagens e buscar identificar os autores do atentado criminoso.

Os representantes da OAB/RO agradeceram a disponibilidade do secretário em recebê-los e discutir as demandas propostas pela instituição, ressaltando que o bom relacionamento entre a Seccional e a Sesdec só tende a fortalecer e melhorar a qualidade de vida da população rondoniense.

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista) responsável

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone