A Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO) prestigiou homenagens ao desbravador major Emanuel Silvestre do Amarante e poeta Vespasiano Ramos realizadas no Cemitério dos Inocentes, na segunda-feira (6). A solenidade foi organizada pela Superintendência Estadual de Turismo (Setur), 17ª Brigada de Infantaria de Selva e Academia Rondoniense de Letras.
O major Emanuel Amarante e poeta Vespasiano Ramos, tiveram os jazigos reconstruídos.
A OAB/RO foi representada pelo advogado e membro da Corte Eleitoral na classe jurista Delson Barcellos, que parabenizou a organização pela iniciativa. “São personagens históricos de Rondônia que merecem valorização, reconhecimento e resgate de suas histórias”, afirmou.
Durante a cerimônia, o superintendente da Setur, Júlio Olivar, lembrou que o escritor Vespasiano Ramos foi um poeta maranhense que veio morar em Porto Velho e foi considerado um percussor das letras em Rondônia. O poeta faleceu aos 32 anos em 1916. Já o carioca major Amarante era genro do patrono de Rondônia, marechal Cândido Mariano da Silva Rondon e morreu em 1929, aos 49 anos.