Nesta quarta-feira (10), o Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) implantou o novo sistema de tramitação processual denominado Processo de Contas eletrônico (PCe). A Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO) prestigiou o evento, onde também foi lançado o novo portal da Corte na internet (www.tce.ro.gov.br).
O presidente do TCE-RO, José Euler Potyguara Pereira de Mello, ressalta que a implantação do PCe atende ao objetivo estabelecido no Plano Estratégico do Tribunal de Contas para o período 2011/15, relativamente à redução no tempo de apreciação e julgamento de processos e, entre outros benefícios, o novo sistema trará mais economia, transparência, acessibilidade e agilidade na tramitação processual da Corte.
O conselheiro Edílson de Sousa Silva, em um discurso emocionado, agradeceu a todos os servidores que contribuíram para a efetivação do sistema, pontuando o empenho e dedicação de cada um. Logo após, foi apresentado um vídeo institucional que contou a evolução dos trâmites processuais no TCE-RO até chegar ao formato eletrônico atual.
O novo portal do TCE, que também é uma ação ancorada no Plano Estratégico 2011/15, passou por um processo de revitalização, que envolveu diversas atividades, desde a remodelação do layout das páginas até a inclusão de novos recursos midiáticos e tecnológicos, procurando atender os diversos públicos do Tribunal – cidadãos, jurisdicionados, imprensa, servidores -, facilitando a compreensão e o acesso às informações sobre a instituição.
O diretor tesoureiro da OAB/RO, Fernando Maia, representou o presidente Andrey Cavalcante no evento e elogia o novo sistema adotado pelo Tribunal. “Nesta nova era digital em que vivemos, são necessárias mudanças que proporcionem maior rapidez e praticidade nos trâmites processuais e, esta iniciativa do TCE é essencial para a advocacia e para a sociedade, pois, além de proporcionar maior transparência e rapidez das atividades ao cidadão, também facilitará o trabalho interno e ainda contribuirá para a diminuição do consumo de papel principalmente”.
Participaram da cerimônia os conselheiros da Corte, advogados, juízes e desembargadores do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO), Defensores públicos, autoridades civis e militares do estado, além dos servidores da Casa.