Na manhã desta segunda-feira (25), o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), Andrey Cavalcante esteve presente à solenidade de posse do novo Desembargador do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), Valdeci Castellar Citon, que agora integra a 1ª Câmara Criminal do TJRO. Ele foi promovido ao cargo pelo critério de merecimento, na vaga aberta em decorrência da aposentadoria do Desembargador Cássio Rodolfo Sbarzi Guedes.
Após prestar o compromisso, Castellar Citon recebeu as credenciais das mãos do Desembargador presidente do TJRO, Roosevelt Queiroz, e tomou assento junto aos membros da Corte Estadual de Justiça. O novo Desembargador do TJRO também foi agraciado com a medalha do Mérito Judiciário, honraria máxima do Judiciário Estadual.
Em seu discurso de saudação ao novo membro do Pleno do TJRO, Andrey Cavalcante felicitou a escolha do nome e se colocou à disposição para todos os entendimentos que se fizerem necessários ao exercício do mandato do novo Desembargador no intercâmbio permanente com a advocacia.
“Nosso apoio é o testemunho de que a expectativa de toda sociedade em torno da vossa indicação será facilmente bem correspondida. Seja bem vindo e que os novos tempos que vemos anunciados nas convulsões de nosso tempo nos tragam por renovação um Estado mais justo, uma sociedade mais harmônica – tudo isso, não temos dúvida, será ainda mais certo com vossa colaboração diligente e mui qualificada”, concluiu Andrey Cavalcante.
A sessão realizada no plenário do Tribunal, em Porto Velho contou com a presença de várias autoridades, representantes do Poder Executivo e Judiciário, do Ministério Público Estadual (MP), militares, além dos membros e servidores da Corte, familiares e amigos do empossado.
Currículo
Mineiro de Guaranésia, Valdeci Castellar formou-se em Direito pela Fundação Universidade Estadual de Londrina, foi aluno da Escola da Magistratura do Paraná e possui MBA em Poder Judiciário pela Fundação Getúlio Vargas. Ele foi aprovado no 6º Concurso da Magistratura do Estado de Rondônia. No Juizado da Infância e da Juventude participou de vários encontros, congressos e conferências e desenvolveu vários projetos, como “Desarme-se”, para o recolhimento de armas de fogo em troca de cestas básicas; e o “Gerar”, trabalho pela desmistificação e orientação sobre processo de adoção, acarretando a criação do 1º Grupo de Apoio à Adoção no âmbito da justiça no Brasil. Já na 2ª Vara Criminal desenvolveu, em parceria com o Detran, o projeto “Lei Seca – Não entre em choque com a Lei”, para a conscientização dos réus envolvidos em crimes de trânsito, em especial aqueles que respondem processos por dirigir sob efeito de bebida alcoólica.
Com informações do TJRO