OAB/RO promove palestras alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente

Página Inicial / OAB/RO promove palestras alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente

IMG_8714A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), por meio da Escola Superior de Advocacia de Rondônia (ESA/RO) e com o apoio da Caixa de Assistência aos Advogados de Rondônia (Caaro), realizou nesta sexta-feira (3) um ciclo de palestras em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no próximo domingo (5). A iniciativa foi no auditório da Seccional, em Porto Velho. O procurador da República no estado, Reginaldo Trindade ministrou a palestra “Meio ambiente a serviço da vida”. Em seguida, a promotora de justiça Aidee Maria Moser Torquato Luiz falou sobre “Licenciamento ambiental” e, logo após, foi aberta a mesa de debates presidida pelo advogado e membro da Corte Eleitoral na classe jurista, Delson Barcellos.

A presidente da Comissão de Meio Ambiente, Inaiara Gabriela, comentou sobre o caráter preventivo do evento. “Temos que evitar que os nossos recursos naturais sejam destruídos. Nossa atuação é preventiva. O meio ambiente preservado garante mais qualidade de vida. E ações como essa reforçam a preocupação da OAB com a conscientização da sociedade”.

O vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente, Anderson Bauer, frisou a necessidade da preservação do meio ambiente, sem interromper o desenvolvimento, que pode acontecer de maneira sustentável.

“Nós estudiosos do meio ambiente temos por dever e lealdade iniciar este processo de conscientização do uso racional dos recursos naturais. Não impedindo, é claro, o desenvolvimento, mas que seja, sobretudo, realizado de forma sustentável para que as futuras gerações tenham condições de sobreviver com qualidade de vida”, afirmou.

IMG_8732Referindo-se aos participantes das palestras, o presidente da Caaro, Rochilmer Mello da Rocha Filho, aproveitou a ocasião para lembrar que o tema afeta a população rondoniense de modo geral. Também enfatizou a relevância do assunto para o Direito Ambiental.

“A Ordem dos Advogados do Brasil tem a honra de recebê-los aqui e eu como presidente da Caixa de Assistência, o braço da advocacia, sinto-me extremamente honrado em estar aqui em mais este evento acadêmico de grande importância. O tema já é muito relevante, mas Direito Ambiental tratado no estado de Rondônia, na Amazônia Ocidental, assume uma importância ainda muito maior. Esse é um assunto que nós amazônidas devemos incessantemente tratar, pois nos afeta diretamente”, disse Rochilmer.

Público das palestras
O evento foi destinado aos advogados, operadores do direito, acadêmicos do curso de Direito e demais interessados nas temáticas e ideias que foram debatidas. A certificação para os estudantes será feita pela ESA/RO, no total de 4 horas/aula.

Os participantes da palestra ainda doaram 1 kg de alimento não perecível e os donativos arrecadados serão entregues a instituições de caridade.