Página Inicial / OABRO promove visita guiada para apresentar funcionamento de tribunais e central de flagrantes a jovens advogados

Na manhã desta segunda-feira (03/06), a Comissão da Jovem Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia realizou uma visita guiada em diversos órgãos e instituições importantes para atuação da advocacia. Entre os locais visitados estão: o Fórum Geral, Tribunal Regional do Trabalho (TRT-14), a Justiça Federal, a Central de Flagrantes e a Caixa de Assistência dos Advogados do Estado de Rondônia.

Liderados pelo presidente da Comissão, Leonardo Lima, os jovens advogados saíram da sede da Seccional e seguiram para o Fórum Geral Desembargador Cesar Montenegro, onde puderam conhecer o plenário do júri, a Central de Processos Eletrônicos (CPE) e o espaço de espera de réus durante a audiência.

Em seguida, o grupo seguiu para o Tribunal Regional do Trabalho, onde foram visitados o plenário, o núcleo de atendimento e atermação virtual (Coordenadoria de Atendimento de Atermação Virtual – CAAV), núcleo de protocolo único e distribuição de fatos do segundo grau, além da seção de gerenciamento das centrais de mandatos.

A Justiça Federal tambem fez parte do itinerário. Recebidos e guiados pelo juíz federal Dimis da Costa Braga, os jovens advogados conheceram a sala da diretoria, secretaria administrativa, auditoria de gestão, modernização e governança e informática, sala de treinamento e o Núcleo de Gestão de Pessoas, além das salas onde funcionam a quarta e a quinta varas.

Na sede do braço assistencial da OAB, o grupo conheceu o Estacionamento, sala de apoio e os benefícios que a Caixa proporciona.

Por último, a visita guiada aconteceu na sede da Central de Flagrantes onde os advogados foram instruídos sobre o atendimento aos clientes no local, além de conhecer a sala do delegado, o cárcere privado e a sala da OABRO, destinada ao advogado para exercer sua profissão.

Leonardo Lima, presidente da comissão, explica que esse projeto é uma iniciativa para mostrar o advogado recém credenciado aos lugares mais comumentes frequentados pelos profissionais no exercício da advocacia. “O projeto Visita Guiada da OABRO leva os jovens advogados a lugares que serão comuns de serem visitados por eles no exercício da profissão, como a Central de Flagrantes por exemplo. Isso permite que o jovem advogado conheça na prática a funcionalidade de cada órgão, sabendo também que sempre poderá contar com esse apoio da Ordem em Rondônia.”

Presidente da Caja, Monalisa Passos, também auxiliou os novos advogados durante a visita. “É uma iniciativa importante para que, ao final, os advogados possam exercer a sua profissão da melhor maneira possível”.

Débora Thais foi uma das jovens advogadas que realizaram as visitas. Ela ressalta a importância da iniciativa como forma de ambientalizar quem é novo na profissão. “Uma experiência importante, que agrega muito a nossa profissão. Espero inclusive que aconteça mais vezes”.