Página Inicial / OAB/RO realiza campanha para estimular doação de sangue entre os operadores do Direito

Ampliar a conscientização entre os advogados do Estado, bem como magistrados, promotores, procuradores, delegados e demais operadores de Direito de que doar sangue é um ato solidário, que além de salvar vidas é um verdadeiro ato de cidadania e amor ao próximo, é um dos principais objetivos da campanha “Doe Sangue, Doar é Legal”, que inicia no próximo dia 14 de maio na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO). A campanha também pretende aumentar o número de “doadores de repetição” (aqueles que doam sangue regularmente) e criar uma consciência de cidadania nos integrantes da Ordem em Rondônia e da sociedade.

Realizada por meio da Comissão de Proteção à Cidadania da OAB/RO com apoio da Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (CAARO), a campanha acontece em parceria com a Fundação Hemeron (Fhemeron) e se estenderá até o dia 18 de maio.

A proposta surgiu no início de fevereiro quando o Presidente da Fhemeron, Orlando Ramires, em visita ao Presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, expôs as dificuldades em manter o estoque mínimo de 100 bolsas de sangue diárias para atender as demandas do Estado. Ramires salientou como seria importante ter a OAB/RO aliada numa campanha de doação para mobilizar os seus mais de 5 mil inscritos, bem como os familiares, a se tornarem doadores voluntários e ajudar a regularizar os estoques de sangue e hemoderivados do banco de sangue.

“Imediatamente nos propusemos a fazer uma campanha na Ordem, especialmente porque temos esse papel social de ajudar na promoção da qualidade de vida da sociedade por meio de campanhas que de cidadania e de esclarecimento à população”, ressalta Andrey Cavalcante.

O Presidente da Comissão de Proteção à Cidadania da OAB/RO, Marcos Aurélio de Menezes Alves, declarou que “a ideia é passar aos advogados e demais operadores do direito que a doação de sangue necessita ser regular e periódica, e não apenas ocasionais ou em situações de emergência. Queremos desenvolver uma educação junto aos profissionais do direito sobre a importância da doação e da importância do espírito solidário e de cidadania”.

Por meio de ações de caráter motivador, de conscientização e educacional, a OAB/RO pretende formar multiplicadores das informações sobre doação de sangue no meio jurídico, para que estes ampliem a informação junto da sociedade. Para alcançar estes objetivos, em conjunto com a Fhemeron a OAB/RO realizará oficinas/palestras e mini-palestras na sede da Ordem com questões relacionadas a doação de sangue, com intuito de esclarecer dúvidas, prestar informações e ressaltar a importância da campanha de doação de sangue na Seccional e posteriormente nas Subseções.

Ações iniciam nesta terça-feira (07)
A divulgação e a conscientização com a classe iniciam nesta terça-feira (07), quando os membros da Comissão de Proteção à Cidadania levam cartazes e banners para afixar nos órgão como Tribunal de Justiça, Ministério Público, Fóruns, Varas da Justiça, Delegacias e demais órgãos públicos do Legislativo e Executivo das esferas Municipais, Estaduais e Federal.

“Ontem (06), formalizamos os convites às autoridades para participarem da campanha e darem ampla divulgação nos órgãos aos servidores. Também estivemos na Fhemeron, onde fomos recebidos pelo Presidente Orlando Ramires que nos fez uma excelente explanação de como está o sistema de coleta da Fundação e os equipamentos de que dispõe para realizar no menor espaço de tempo e de forma segura a sorologia dos doadores”, explicou Marcos Alves, Presidente da Comissão de Cidadania.

No período da campanha, haverá um local na sede da Seccional para que a Fhemeron instale um posto de coleta de sangue com a sua estrutura de equipamentos e pessoal para a coleta. Marcos Alves ainda salienta que no período em que durar a campanha a OAB disponibilizará uma veículo tipo van para transportar os advogados que desejarem dor e que tiverem problemas de condução. A comissão também disporá de uma “patrulha de doação”, que passará pelos fóruns e varas portando panfletos, botons e camisetas com frases que possam impactar as pessoas e convidá-las para participar da campanha.

“Acredito que com essas ações vamos atingir não só a classe de advogados, mas grande parte da sociedade. Aproveitamos para convidar os nossos colegas advogados para que, junto com seus amigos e familiares, entrem nessa campanha, pois com essa conscientização poderemos ajudar a salvar muitas vidas”, fala Andrey Cavalcante.

Fonte da Notícia: Assessoria de Imprensa