A Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO) realizou visita institucional ao presidente Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (TRT 14), Francisco José Pinheiro Cruz, na última quarta-feira (27). Foram apresentadas solicitações e discutida a possibilidade de realização de um curso em parceria entre as instituições.
Pela OAB/RO, participaram da reunião: Márcio Nogueira (secretário-geral), Eurico Montenegro Neto (secretário-geral adjunto), Fernando Maia (diretor tesoureiro) e os advogados Francisco Lopes Coelho e Isis da Silva Borges.
Durante a reunião, o secretário-geral falou sobre reivindicações da advocacia referente ao atraso nos cálculos trabalhistas e propôs parceria para minimizar problema. “Há reclamações referentes à demora para a elaboração dos cálculos trabalhistas pela Contadoria. Podemos firmar uma parceria para oferecer um curso aos advogados na Seccional, por meio da Escola Superior da Advocacia (ESA/RO), sobre cálculos, que agilizaria a análise do processo”, comentou Márcio Nogueira.
O secretário-geral adjunto pontuou outros temas e reforçou o objetivo da reunião de trabalhar em conjunto com o TRT. “Sabemos das dificuldades do Tribunal do Trabalho em relação falta de efetivo e corte orçamentário. Porém, a atuação conjunta com a OAB, imbuídos do mesmo objetivo, facilita o encontro de soluções diante dos problemas”, disse.
O diretor tesoureiro, Fernando Maia, também destacou a necessidade do fortalecimento institucional com uma agenda permanente de propósitos com a criação de planos de ações em projetos que influenciem na atividade profissional advocatícia.
O presidente do TRT agradeceu a visita da OAB/RO e também reafirmou a disposição para o estreitamento institucional. “Passamos por problemas em relação ao corte de orçamento e também de defasagem no número de servidores em relação a demanda. Vamos estreitar ainda mais a relação entre as instituições para minimizar esse problema. A ideia do curso pode facilitar muito na agilidade da elaboração dos cálculos”, enalteceu.
A coordenadora do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação do TRT, Christianne Araújo Mendonça, também participou do encontro.
Na reunião, também foram abordados temas como Escritório Digital, emissão de alvarás em nome dos advogados, solicitação para inclusão de assinatura eletrônica do magistrado na ata da audiência, solução de problemas estruturais na Vara do Trabalho de Machadinho D’Oeste e outros assuntos.