Nesta sexta-feira (20), a Comissão da Diversidade Sexual da Ordem dos Advogados do Brasil – Secional Rondônia (OAB/RO), realiza reunião com transexuais e travestis do município de Porto Velho, para discutir sobre a violência contra a população LGBTI (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgênicos, Transexuais, Intersexuais).
O objetivo é passar orientações jurídicas sobre como reagir a violência embasada no preconceito contra a orientação sexual e identidade de gênero, bem como, coletar dados suficientes para realização de uma força tarefa da Comissão da Diversidade Sexual que irá entrar com as ações de requalificação de nome e sexo em favor dos(as) interessados(as).
A presidente da Comissão, Marília Lisboa Benincasa Moro, destaca a importância de discutir a temática e passar orientações à sociedade civil, além do ambiente jurídico: “A busca por Direitos que contemplem a diversidade sexual, a inclusão dos excluídos, bem como, a igualdade de oportunidades à todos, é uma discussão que não deve ser restringida apenas ao ambiente jurídico, mas sim, extrapolá-lo. É nosso dever estender essa discussão aos cidadãos diretamente afetados pela violência de gênero, como também à todos que almejam uma sociedade plural e democrática, que respeite todos os indivíduos independentemente de sua orientação sexual e identidade de gênero”.
O vice-presidente da Comissão da Diversidade Sexual da OAB/RO, Thiago Valim, também participará da reunião e convida todos os interessados no tema a participarem. “Uma importante discussão que também objetiva adquirir conhecimentos mais confiáveis, in loco, sobre a negação de direitos à população LGBTI”.
A reunião será realizada nesta sexta-feira (20), às 19h, na sede do Porto Diversidade (organização LGBT), situada na Rua Francisco Bezerra, 3514, bairro Tancredo Neves, Porto Velho/RO.