A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) realizou, no último sábado (13), o segundo módulo da 3ª turma do ‘Curso de Iniciação na Advocacia’, com os temas “Inovações no Código de Ética” e “Tutelas de Urgência”. O curso é direcionado aos advogados em início de carreira, e realizado por meio de parceria da Comissão de Acolhimento ao Jovem Advogado (Caja), Comissão dos Jovens Advogados e Escola Superior da Advocacia (ESA/RO).
Pela manhã, o presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da Seccional (TED) e presidente da Comissão de Defesa do Advogado Público, Jorge Junior de Araújo, ministrou a palestra “Inovações no Código de Ética”. No período da tarde o mestrando em Sociologia e Direito na UFF/RJ e especialista em Processo Civil pela Faro, Vinícius Lemos, falou sobre “Tutelas de Urgência”.
O presidente da OAB Jovem, Felipe Gurjão, destaca a finalidade da iniciativa. “Queremos fortalecer os jovens advogados instrumentalizando-os com conhecimentos essenciais ao melhor desempenho de suas atividades e torná-los profundos conhecedores do Estatuto da OAB. Uma vez conhecedores dos seus direitos e também limites podem exercer a atividade com maior eficiência”, ressalta.
Juliane Muniz, presidente da Caja, explica que o evento mostra a preocupação da OAB/RO em dar atenção especial ao advogado em início de carreira. “O novo profissional inicia a carreira e consciente de sua importância, depois da tensão teórica, chega-se ao cenário de que muito ainda há para aprender. O curso é mais uma maneira de darmos assistência na introdução na vida profissional”.
No dia 27 de agosto será realizado o terceiro módulo do curso com duas palestras sobre “Recursos no novo CPC”, ministradas pelo conselheiro seccional José Vítor Costa Junior e pelo professor de processo civil Guilherme Pignaneli.