OABRO recebe Corregedoria Nacional para avaliar desempenho do TED

Página Inicial / OABRO recebe Corregedoria Nacional para avaliar desempenho do TED

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OABRO) recebeu nos dias 27 e 28 de setembro a visita da Corregedoria Nacional da OAB, que realizou a correição regular, um procedimento que se estende a todas as seccionais da OAB. A correição é uma oportunidade para avaliar e aprimorar a atuação do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) e a integridade da profissão advocatícia em Rondônia.

Durante a correição, uma equipe da Corregedoria Nacional, liderada pela secretária-geral adjunta do Conselho Federal, Milena Gama, que é também corregedora nacional da OAB, conduziu uma análise detalhada da condução dos processos no TED de Rondônia.

Alessandra Rocha, presidente do TED em Rondônia, destaca a importância da atividade para o órgão que trabalha questões relacionadas à ética e à disciplina na advocacia. “Essas correições regulares desempenham um papel fundamental na garantia da conformidade com as normas profissionais, na justiça dos processos ético-disciplinares e na manutenção da integridade da profissão. Elas proporcionam uma oportunidade valiosa para avaliar a atuação do TED e garantir que estejamos cumprindo de forma eficaz a nossa missão de zelar pela ética e pela conduta adequada dos advogados em Rondônia”, ressalta a presidente do TED.

De acordo com Milena Gama, corregedora nacional da OAB, tal iniciativa busca garantir que os processos ético-disciplinares sejam conduzidos de maneira eficaz, justa e em conformidade com as normas e regulamentos profissionais. “Tivemos a oportunidade de receber a comitiva do Conselho Federal para avaliar nossa atuação. Essa correição foi uma oportunidade valiosa para avaliar e aprimorar os processos éticos, garantindo que a advocacia atue com responsabilidade e respeito aos princípios que regem a nossa profissão”, evidencia a secretária adjunta e corregedora-geral da OABRO, Larissa Rodrigues.

Márcio Nogueira enfatiza a ação da Corregedoria Nacional da OAB e reforça o compromisso contínuo da OABRO em cumprir os princípios éticos e os padrões profissionais, contribuindo na excelência e integridade na prática da advocacia. “A correição é uma parte fundamental para assegurar que o nosso Tribunal de Ética esteja atuando em conformidade com o nosso ordenamento jurídico, garantindo que aqueles que estejam com algum processo no âmbito do TED tenham garantido um procedimento justo. Além disso, é uma demonstração clara do nosso comprometimento em manter a transparência, a justiça e a confiança do público na advocacia”, conclui.

Estiveram presentes na correição do TED na seccional de Rondônia o corregedor adjunto da OAB nacional, Pérsio Oliveira Landim; a analista jurídico da corregedoria nacional da OAB, Aline Portela Bandeira; analista administrativo da corregedoria nacional da OAB, Bruno Oliveira Lino; e a corregedora nacional da OAB, Milena Gama.