Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

OAB/RO reúne-se com oficiais da PM e Bombeiros para tratar assuntos institucionais

Página Inicial / OAB/RO reúne-se com oficiais da PM e Bombeiros para tratar assuntos institucionais

Reunião aconteceu na sede da OAB/RO

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) realizou, nesta semana, uma reunião institucional com o capitão Marcelo Duarte e a capitã Cleissa Pontes, ambos da Associação dos Oficiais Policiais e Bombeiros Militares do Estado de Rondônia (Asof). O encontro foi para tratar de um Projeto de Lei que entrou em pauta na Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE/RO). O projeto é uma iniciativa da Polícia Civil para a criação de um Núcleo Especial Criminal (Necrim). Até o momento, a OAB/SP, entre outras, já demonstrou posição contrária devido à inconstitucionalidade.

O PL 147/2017 institui os Núcleos Especiais Criminais (Necrim’s), no âmbito da PC. Segundo a Asof, ele se apresenta como um retrocesso jurídico, que viola dispositivos constitucionais, direitos e garantias fundamentais do cidadão, em nome de uma expectativa de atendimento mais célere que não se sustenta, razão pela qual a associação expressa posição contrária ao Projeto de Lei apresentado.

O projeto informa que os Necrim’s constituem serviços públicos e são orientadas pelos critérios da oralidade, informalidade, economia processual e celeridade, objetivando, sempre que possível, a conciliação e a reparação dos danos suportados pela vítima.

A instalação e o funcionamento dos núcleos poderão ser realizados mediante convênio ou instrumento congênere com os municípios, o Poder Judiciário, instituições de ensino ou entidades públicas ou privadas, nos termos da legislação em vigor.

Posição da OAB/RO
Após a reunião, a OAB/RO enviou ofício a deputados e entidades jurídicas requerendo ponderação quanto ao entendimento sobre a questão. A entidade ressalta que é prejudicial a falta de diálogo sobre temas que refletem diretamente na vida dos cidadãos.

O documento diz ainda que a OAB/RO entende como inconstitucional a realização de audiências presididas por delegados nos Núcleos Especiais Criminais, em face da Constituição Federal, em razão da simetria constitucional, da Estadual, o que legitima o CFOAB e a OAB/RO para, respectivamente, buscar o devido controle, perante o Supremo Tribunal Federal (STF).

A Seccional também enfatiza a importância constitucional da Polícia Civil e da classe dos delegados para a segurança pública, manifestando respeito para o que chamou de “indispensáveis atribuições”.

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista) responsável

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone