A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) se reuniu, nesta quarta-feira (27), com o secretário adjunto da Secretaria do Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), coronel Adilson Pinheiro, para solicitar providências em caso de advogado ameaçado em Vilhena. A entidade foi representada pela vice-presidente, Maracélia Oliveira, e o conselheiro federal Fabrício Jurado.
A vice-presidente da Seccional e presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas (CDP) explica que a iniciativa tem objetivo de efetivar medidas que garantam a preservação da segurança e da integridade do profissional e de sua família. “A OAB se preocupa com o aumento de ataques aos advogados, noticiados pelo Brasil, em uma tentativa terrível de acobardar o verdadeiro escudo da cidadania. Por essa razão, agradecemos à Secretaria que não tem medido esforços para a apuração de fatos dessa natureza”, salienta.
O conselheiro federal afirma que a situação não pode ser admitida. “É inaceitável que advogados em pleno exercício de sua profissão recebam ameaças de morte, pelo simples fato de defenderem seus clientes e por vencerem ações. Se a parte contrária não está satisfeita com o resultado do processo que recorra ao Poder Judiciário e não use da violência para constranger profissionais da advocacia”, comenta Jurado.
Na oportunidade, foram entregues outros dois ofícios de acontecimentos semelhantes, em que o secretário adjunto da Sesdec. Pinheiro ressaltou que todos os casos serão analisados e reafirmou ainda a importância da parceria da OAB/RO com a entidade para a resolução de atos como esse.