Página Inicial / OABRO sedia VI Fórum Amazônico de Direito Processual; vice-presidente da Seccional foi uma das palestrantes

A Seccional Rondônia da OAB foi sede mais uma vez do Fórum Amazônico de Direito Processual, realizado nos dias 6 e 7 de maio. Entre palestrantes e mediadores estavam a conselheira federal Solange Aparecida Silva, a vice-presidente da Seccional Rondônia Vera Paixão, a secretária-geral Aline Silva, o conselheiro federal e procurador nacional de defesa das prerrogativas, Alex Sarkis, além da corregedora-geral Larissa Rodrigues.

O Fórum Amazônico de Direito Processual teve a sua primeira edição no ano de 2016, o mesmo ano em que o novo ordenamento processual civil entrou em vigor, demonstrando a necessidade de avanços no estudo da seara processual. Com o evento sendo realizado na sede da Seccional da OAB em Rondônia, com o intuito de promover um amplo debate sobre todas as áreas do direito processual e seus diversos impactos em todos os ramos do direito.

O conselheiro federal Alex Sarkis falou sobre a litigância predatória, conhecida também como advocacia predatória. “Precisamos ter uma compreensão sobre esse fenômeno, pois se não compreendermos nós não vamos conseguir entender a direção que isso vai. Essa situação só poderá ser enfrentada se mantivermos a união de esforços, seja no âmbito acadêmico, na advocacia, na defensoria pública, judiciário, Ministério Público e em todos os atores do sistema de justiça.”

Já Larissa Rodrigues palestrou dentro do debate sobre “Direito Previdenciário e Aspectos Processuais”. “Eu defendo do processo administrativo para que as coisas sejam feitas de forma mais clara, e para isso é necessária a instrução correta. Há também a necessidade de se atentar em relação à prazos, perícias em casos médicos por exemplo, e outros requisitos.”

Foram mais de 90 debatedores, palestrantes ou mediadores em 2 dias de programação com 6 turnos de evento, computando um total de 40 horas aula de certificado para os participantes do Fórum Amazônico.