A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), por meio do presidente da Comissão de Defesa de Direitos Humanos (CDH), Esequiel Roque, realizou, na última terça-feira (24), vistoria no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho. A iniciativa se deu após uma denúncia de falta de suprimento de nutrição parenteral aos recém-nascidos – administração de nutrientes como glicose e proteínas, além de água, eletrólitos, sais minerais e vitaminas através da introdução direta na corrente sanguínea.
“Tal substância é essencial para a sobrevivência dos assistidos, mas constatamos que algumas medidas já foram tomadas, porém, ainda existem muitas deficiências a sanar. As unidades de saúde devem oferecer uma estrutura adequada e satisfatória. Estamos aqui para orientar e contribuir como pudermos”, informou Esequiel Roque, que colocou a comissão à disposição da sociedade.
Após intervenção da CDDH da OAB/RO junto às secretarias de estado responsáveis pela aquisição do suprimento, houve aquisição emergencial, garantindo fornecimento aos pacientes recém-nascidos.