Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

OABzinho contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes

Página Inicial / OABzinho contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes

O OABzinho, personagem infantil criado pela Subseção de Ariquemes da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), porta-voz da criança e do adolescente pela absoluta proteção da infância e do direito da criança ser criança, lança a ‘Campanha de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – Proteja os OABzinhos do Brasil’, cuja data é celebrada em 18 de maio.

A data, instituída por meio da Lei 9.970 em função do crime ocorrido em 1973, em Vitória (ES), e que ficou conhecido como “Caso Araceli”, faz parte da campanha nacional ‘Faça Bonito’, lançada pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes.

O Estatuto da Criança e do Adolescente Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 em 2017, e a Lei Federal nº 13.431, de 4 de abril de 2017, estabelecem o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência, e representam um grande avanço na criação de novos mecanismos para proteger as vítimas de abuso e exploração sexual infantil, na garantia de prevenção à violência.

A OAB/RO, por meio do OABzinho, busca em 2018 dar continuidade ao trabalho por uma infância protegida, e somar apoio às outras instituições na luta pela proteção à criança, a exemplo da Campanha de Combate à Exploração Sexual Infantil encampada pelo Juizado da Infância e da Juventude de Ji-Paraná, Ministério Público (5ª Promotoria de Justiça), Defensoria Púbica, Prefeitura de Ji-Paraná (Secretaria de Ação Social – Semas/Paefi), Polícia Militar, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Conselho Tutelar, Unimed Ji-Paraná e SGC/RedeTV.

O presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, enaltece a ação. “Uma excelente iniciativa da Subseção e que tem por objetivo mudar o cenário da violência contra a população infanto-juvenil. Precisamos nos unir e conscientizar a sociedade dos malefícios e das sequelas que este crime causa em suas vítimas. É através da orientação que iremos conseguir combater a violência de crianças e adolescentes, e fazer com que as pessoas denunciem. É dever de toda a sociedade lutar por esta causa”, pontua.

“O OABzinho coloca em evidência o cuidado e atenção à criança na busca pelo engajamento social, familiar e do Estado pela defesa dos direitos e interesses da criança, seres humanos em peculiares condições de desenvolvimento, que devem ser em todas as circunstâncias, protegidos, amparados e respeitados”, ressalta o presidente da Subseção de Ariquemes, Alex Sarkis.

Andrey Cavalcante com o OABzinho, Alex Sarkis e Renata Sales

Os advogados coordenadores do Projeto OABzinho , Mauro Consuelo Sales de Sousa e Renata Gonçalves Cruz Sales, alertam a sociedade e responsáveis pela guarda ou tutela da criança e do adolescente sobre os casos de violência.

“Na maioria das vezes, o abusador é uma pessoa próxima da família (vizinho, parente, amigo), portanto, é necessário que os pais e sociedade fiquem atentos a quaisquer sinais de mudança no comportamento da criança (isolamento, indisciplina, depressão), esses podem ser alguns dos reflexos comportamentais de que essa criança precisa ser ouvida, ajudada e protegida. Os meios e as circunstâncias utilizadas pelo abusador são variáveis – em casa, em ambientes fora da tutela dos pais, e ainda, rodovias (ponto de maior exploração sexual infantil). Outro meio de fácil acesso e intimidação são as redes sociais pela Internet como a pornografia e a pedofilia”, alerta Renata Gonçalves Cruz Sales.

Mensagem do OABzinho, protetor das crianças, aos seus amiguinhos OABzinhos:
Crianças, contem aos seus pais ou responsáveis tudo o que acontece e você vivencia lá no jogo de futebol, na escola, na praça, na comunidade. Lembrem-se, vocês não podem ter medo de contar alguma coisa de errado que está acontecendo com você. Papai, mamãe, o professor, a professora estão aqui para protegê-los, sejam amigos deles!

Além dessas pessoas especiais, vocês também podem contar com a proteção de vários órgãos entre instituições do governo e da sociedade civil, que recebem denúncias de violações dos direitos da criança e do adolescente para encaminhamentos e providências de atendimento nos serviços da Rede de Proteção, como o disque denúncia (Disque 100), o Conselho Tutelar, Conselho da Criança, Ministério Público, OAB, entre outros.

Eu, OABzinho, finalizo a minha conversa com vocês convocando todos a protegerem os OABzinhos. Vocês, adultos, são responsáveis pela nossa proteção, fiquem de olho em nós, pois assim, conseguiremos prevenir esse crime e nos poupar de muitos males e constrangimentos causados por pessoas que deveriam nos proteger. Diga não a todas as formas de violência: sexual, física, institucional ou psicológica. Denuncie, disque 100.

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista) responsável

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone