Página Inicial / Olho no Olho chega a Jaru e celebra 50 anos da OABRO, 35 da Subseção e entrega comendas e novas credenciais em noite cheia de emoção

A Caravana Olho no Olho chegou à cidade de Jaru, na quinta-feira (20/06), levando na bagagem muita emoção e reconhecimento. No primeiro dia de solenidade, os homenageados receberam medalhas Maria José Urizzi e Valter Nunes de Almeida. Na ocasião, três novas advogadas foram credenciadas e agora já estão aptas a advogar em todo o país.

A agenda teve início com a sessão da Comissão de Defesa das Prerrogativas, seguido de palestra aos convidados e a sessão solene que também comemora os 50 anos de criação da Seccional Rondônia da OAB. Em seu discurso, o presidente Márcio Nogueira reafirmou a importância do meio século de criação da seccional.

“Neste ano de celebração do cinquentenário da Ordem dos Advogados do Brasil em Rondônia, somos lembrados da importância vital que cada advogado e advogada tem nas diversas regiões de nosso estado. Esta solenidade de homenagens é um tributo à missão essencial que todos nós compartilhamos. Estar aqui hoje, neste encontro olho no olho com vossas excelências, enche meu coração de alegria e reafirma minha certeza de que estamos no caminho certo, contribuindo para a rica história da advocacia rondoniense”, reforçou o presidente.

O líder da advocacia rondoniense também exaltou a celebração dos 35 anos da Subseção de Jaru, citando todos os presidentes que passaram pela Ordem jaruense. “Esses são os nomes que, nos 35 anos da OAB Jaru, deixaram um legado de desafios, batalhas, vitórias, enquanto estiveram na presidência da subseção. Que abriram as portas para que hoje pudéssemos olhar para novos horizontes e ver o quanto já foi percorrido e o quanto ainda temos a avançar. Foram esses homens que trilharam caminhos, muitas vezes perigosos, para que hoje estejamos aqui celebrando a coragem e determinação de cada um deles”, ressatou.

Mulheres homenageadas
Entre as homenagens prestadas, o presidente Márcio Nogueira entregou a comenda Maria José Urizzi em reconhecimento à atuação de mulheres advogadas em prol da advocacia feminina em todo o estado de Rondônia.

Entre as homenageadas com a medalha Maria José Urizzi, estavam as advogadas Daiane Dias, Nelma Pereira, Adriana Karla, Magali Ferreira, Ilizandra Carminatti, Sabrina Karolyne, Núbia Rubena, Rosecleide Rubena, Anadrya Souza e Elisa Dickel.

Em seu discurso, a homenageada Ilizandra Carminatti reforçou a importância da OAB na vida do advogado e a união da classe. “Nós que somos homenageados fazemos questão e agradecer a todos os presentes, porque a partir de hoje vocês fazem parte da nossa história. Esse é o reconhecimento pelo trabalho desempenhado. Aos colegas que serão credenciados hoje, é importante lembrar que a advocacia está enraizada na sociedade. Tudo em que podemos pensar na sociedade, o Direito está ali. Posso afirmar que a OAB é a nossa casa, a advocacia é a nossa família.”

Valter Nunes de Almeida
A Medalha Valter Nunes de Almeida é uma comenda direcionada ao advogado ou à advogada que, no exercício do cargo de presidente de Subseção da OAB Rondônia, tenha laborado incansavelmente para garantir a presença do Sistema OAB em toda a vastidão do estado e desbravando os rincões territoriais para elevar a advocacia e a cidadania pelo interior. Em Jaru, Ilizandra Carminatti e Luciano Filla foram os homenageados.

Em discurso, Luciano Filla enfatizou a importância do trabalho em equipe e da dedicação dos colegas. “Começo agradecendo e enfatizando que nosso trabalho foi um sucesso também pela participação dos colegas, é impossível trabalhar sozinho. Tivemos momentos tristes, de desafios na subseção e não deixamos, juntos, a peteca cair. Essa homenagem então é dedicada principalmente aos nossos colegas”, reforçou o ex-presidente.

Novas advogadas
Oradora da turma e agora doutora, Karine Oliveira Fraga falou sobre a origem da advocacia e da nova fase iniciada para os advogados. “A advocacia é uma das profissões mais antigas que se tem notícia e ela surgiu a partir da necessidade da resolução de conflitos da sociedade. Portando, podemos avaliar que mesmo com a modernização, as diversas ferramentas criadas e amplamente difundidas, a advocacia ainda é uma necessidade. Esse, portanto, é o início da nossa missão”, finalizou.

Nesta sexta-feira (21/06), a agenda de eventos prosseguiu com a realização do Conselho Seccional e Ação Social.