A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) realizou reunião, na quinta-feira (26), na Corregedoria-Geral do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO), para reivindicar mais servidores para o Fórum de Ouro Preto do Oeste. Da Subseção, participaram o presidente, Herbert Rocha, e o conselheiro seccional Marcos Donizete Zane.
O presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, destaca que o diálogo entre as instituições é essencial para buscar a melhor solução para avanços na prestação jurisdicional. “A OAB/RO é a casa da cidadania. Por isso, nada mais justo do que sempre buscarmos melhorias para advocacia e sociedade rondoniense. Levamos essa demanda da Subseção de Ouro Preto, solicitação que será muito benéfica para a população da região”, comentou.
O presidente da Subseção destacou que a falta de servidores e estagiários têm sido uma das grandes reclamações da advocacia da região. “Recentemente aposentaram oito servidores no Fórum de Ouro Preto e esses servidores vêm diminuindo cada vez mais. Por isso, a reunião foi para solicitar a reposição desses trabalhadores e ao mesmo tempo em que diminuiu o quadro de funcionários, os contratos dos estagiários acabaram e isso dificultou e dificulta a prestação jurisdicional”, pontuou Herbert Rocha.
Marcos Donizete Zane comentou que se fossem cedidos estagiários para a comarca, já ajudaria bastante. “Com número insuficiente de trabalhadores, o serviço acumula e o resultado é a reclamação geral de quem recorre à Justiça para solucionar conflitos ou questões pessoais”, disse o conselheiro seccional.
Após ouvir as demandas da advocacia, o corregedor-geral do TJRO, José Jorge Ribeiro da Luz, afirmou que analisará todas as solicitações apresentadas pela OAB. “São solicitações de interesse da advocacia que vêm ao encontro do nosso desejo de tornar a entrega da jurisdição mais rápida e eficiente”, afirma.