As mulheres advogadas aderiram ao movimento internacional de conscientização contra o câncer de mama, o Outubro Rosa, e estão participando das atividades promovidas pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), através de seu braço assistencial, a Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (Caaro) e com o apoio da Comissão da Mulher Advogada (CMA).
Nesta quarta-feira (19), as advogadas regularmente inscritas na OAB/RO, fizeram exame de mama gratuito. A atividade, realizada na sede da Caaro, das 8h às 18h, e que terá continuidade nesta quinta-feira (20), conta com a participação de profissionais da saúde que esclarecem dúvidas e demonstram o funcionamento do autoexame.
“A ação é de importância fundamental para conscientização dessa patologia que representa a principal causa de mortalidade por câncer entre as mulheres, sendo também um dos tipos de câncer mais temidos, tanto pelo seu impacto psicológico, quanto pelo medo existente em relação à doença, por isso é preciso fornecer maior respaldo a saúde das nossas advogadas”, explica o presidente da Caaro, Rochilmer Rocha Filho.
“Nosso principal objetivo é alertar as mulheres advogadas sobre os cuidados periódicos necessários à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama, por meio das visitas frequentes ao médico e o autoexame. Convido todas as colegas advogadas para participarem dos eventos do Outubro Rosa”, diz a presidente da CMA, Renata Fabris.
Segundo o presidente da Seccional, Andrey Cavalcante, a integração da Ordem ao Outubro Rosa incentiva a prevenção do câncer de mama não só às advogadas, mas a todas as mulheres. “As ações da OAB têm reflexo direto não apenas no meio jurídico, e sim em toda a população, dada a grande tradição da entidade e seu papel institucional de zelar pela sociedade”, destaca.
A advogada Maria Almeida, passou por uma triagem e afirma que é de suma importância a movimentação da Seccional em prol da conscientização e saúde da mulher. “Realizo o exame anualmente, pois ninguém está isento de ser acometido pela doença. Mas com o acompanhamento é mais fácil identificar e tratar, caso necessário”, ressalta Maria após participar do exame de prevenção e fazer um convite às demais advogadas a participarem do projeto.
No último dia 4 de outubro, foi realizada a palestra “A importância da prevenção”, ministrada pela psicóloga do Hospital do Câncer de Barretos – Unidade Porto Velho, Tacia Barreto. De forma bastante esclarecedora, Tacia orientou as mulheres a prevenir e combater o câncer de mama, com dicas de como fazer o autoexame, sobre a necessidade de fazer a mamografia periódica e ainda esclareceu uma série de dúvidas. No dia 28, haverá o evento de encerramento do Outubro Rosa.