Com o objetivo de conscientizar não só as advogadas, mas a sociedade em geral sobre a importância da prevenção e do autoexame, a Subseção de Cacoal da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), por meio da Comissão da Mulher Advogada (CMA), realizou um café da manhã interativo com as advogadas do município. A ação, que aconteceu em alusão ao movimento Outubro Rosa – mês oficial da luta contra o câncer de mama, reuniu a comunidade jurídica a fim de impulsionar a conscientização acerca do assunto.
O presidente da Seccional, Andrey Cavalcante, ressalta que ações como esta dignificam e muito valorizam as profissionais advogadas. “Parabenizo a realização e a participação das advogadas da Subseção nesse evento tão importante para todos, e principalmente, para as mulheres. A OAB se coloca ao lado da mulher, e reconhece a importância de conscientizá-la da necessidade de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama”, pontua.
Durante as atividades, o evento contou com um bate-papo descontraído com o médico mastologista Eduardo Laurindo, que deu dicas de prevenção e cuidados contra o câncer mama, explanando sobre a importância do diagnóstico precoce, onde a possibilidade de cura é bem maior, e alertando para que as mulheres façam regularmente a mamografia, um dos mais importantes exames na prevenção, já que permite a detecção precoce da doença e mostra lesões em fase inicial.
“É um alerta às mulheres sobre os cuidados periódicos necessários à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama, por meio das visitas frequentes ao médico e o autoexame, além de um esclarecimento quanto ao tratamento, alimentação saudável, exercícios físicos e dicas de como diminuir o estresse e ansiedade”, explica a presidente da Subseção de Cacoal, Julinda da Silva.
O evento também teve a participação especial de Isabel Pastrolin, que contou sua história de superação ao câncer como forma de incentivar as mulheres a tratarem preventivamente e estimular a luta contra a doença.
“Dessa vez tivemos a oportunidade de apresentar a senhora Isabel às mulheres presentes, para que tivessem o contato direto com quem viveu a experiência de perto, e ficamos emocionadas com a proporção que essa iniciativa foi abraçada por toda a classe. Como defensora da cidadania, a OAB tem essa missão de informar e conscientizar a todos”, salienta a presidente OAB Mulher de Cacoal, Ana Rubia.