A Ouvidoria da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) apresenta o relatório das atividades do órgão no ano de 2017. Conforme balanço, foram registrados 58 atendimentos recebidos via sistema e e-mail, sendo 67% encaminhadas por advogados e 33% pela população. A Ouvidoria recebe as solicitações, distribui aos setores competentes e acompanha as soluções adotadas, para responder a todas as demandas recebidas.
Segundo destaca o presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, a Ouvidoria é o órgão responsável por conversar com seus inscritos e a sociedade sobre os serviços prestados pela entidade. “Através da manifestação de nossos advogados e advogadas, e também da sociedade em geral, é que sabemos como a Seccional está desenvolvendo seu trabalho. A Ouvidoria é um meio rápido e efetivo de recebermos esses relatos, para sabermos como podemos aprimorar os serviços disponibilizados”, destaca.
Para tornar cada vez mais eficaz o atendimento, a Ouvidoria realizou a primeira etapa do projeto ‘Ouvidoria Presente’, que visitou as salas de apoio da OAB/RO na capital, com o objetivo de ouvir a advocacia sobre questões relevantes que afetam o dia a dia da classe, para buscar as melhorias adequadas.
O secretário-geral adjunto e ouvidor da OAB/RO, Eurico Montenegro Neto, enaltece a importância do órgão para a entidade. “A Ouvidoria possibilita um contato mais próximo e detalhado, tanto com a advocacia quanto com a sociedade, e isso é fundamental para realizarmos o nosso trabalho da melhor forma. Estamos sempre à disposição recebendo opiniões, reclamações, sugestões e críticas a fim de solucionar os possíveis problemas e acompanhar o desenvolvimento das providências, garantindo informação e resposta célere”.
Para o conselheiro federal por Rondônia e ouvidor nacional da OAB, Elton Assis, a Ouvidoria é um instrumento de manifestação da advocacia e do cidadão que torna a instituição mais forte e presente. “É muito importante que todos os profissionais utilizem cada vez mais essa ferramenta para enviar sugestões, denúncias e reclamações que entenderem viáveis. Esse canal de comunicação torna a OAB mais próxima da advocacia e da sociedade, e contribui para o fortalecimento da nossa classe”, destaca.
“A Ouvidoria foi criada para atender a sociedade e os profissionais da advocacia, sempre favorecendo o diálogo, apurando e encaminhando as solicitações para que sejam atendidas da melhor forma possível. Trabalhamos constantemente para fortalecer e aprimorar os trabalhos desenvolvidos, por meio da participação dos advogados, estagiários, estudantes de Direito e de qualquer cidadão”, pontua a ouvidora adjunta, Lia Torres Dias.
“Através dos meios disponibilizados pela Ouvidoria, os advogados podem apresentar seus anseios, críticas e sugestões e, assim, ajudar a Ordem a aperfeiçoar a atuação dos serviços disponibilizados à classe e à sociedade. É um mecanismo que possibilita estreitar o relacionamento e incentivar maior participação dos profissionais sobre a estrutura organizacional da OAB”, comenta o ouvidor-adjunto da OAB/RO, Felipe Gurjão.
Canais de atendimento
As demandas podem ser enviadas à Ouvidoria da OAB/RO pelo site institucional: www.oab-r.org.br/ouovidoria/ , onde também é possível acompanhar o passo a passo do chamado.
Outros canais de acesso são a página no Facebook, o e-mail [email protected], além de envio de correspondência endereçada à Seccional, preenchimento de formulário ou atermação realizada pela secretária da Ouvidoria, telefonema ou agendamento de reunião pessoal com os integrantes da Ouvidoria.