Página Inicial / Pacto em Defesa da Democracia e Combate à Desinformação organizado pela OABRO acontece nesta sexta-feira (16)

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Rondônia (OABRO), preparou um evento que reunirá os candidatos à Prefeitura de Porto Velho para um compromisso público em defesa da democracia e combate à desinformação e fake news. A reunião preparatória, realizada no plenário da OABRO, definiu os detalhes do Ato Público que acontecerá no próximo dia 16 de agosto, às 19h, no auditório da Ordem.

A Secretária-Geral da Seccional, Aline Silva, e o Presidente do Observatório das Eleições 2024, Dr. Eduardo Augusto Feitosa Ceccatto, coordenaram a reunião que contou com a presença de representantes dos candidatos. Apesar da ausência dos candidatos Célio Lopes e Benedito Alves, o encontro foi produtivo e estabeleceu as diretrizes para o evento.

O Ato Público será uma oportunidade para os candidatos se apresentarem e exporem um breve resumo de suas propostas, com um tempo de 6 minutos concedido a cada um. Além disso, todos assinarão um Termo de Compromisso com a sociedade pelo Pacto em Defesa da Democracia e Combate à Desinformação e Fake News.

A ordem de apresentação dos candidatos ficou definida como segue:

Samuel Costa
Mariana Carvalho
Ricardo Frota
Benedito Alves
Leo Morais
Euma Tourinho
Célio Lopes

Cada candidato terá direito a 20 senhas para convidados, assessores e correligionários. Estes deverão apresentar as senhas para acessar o auditório principal. A entrada na sede da OABRO será restrita a participantes e convidados, sem a permissão de bandeiras, banners, cartazes, faixas ou panfletos. Para ampliar o alcance e evitar aglomerações, o evento será transmitido ao vivo pelas plataformas digitais da OABRO.

Os candidatos devem focar suas falas na pauta do dia, evitando menções a adversários políticos, uma vez que não haverá direito de resposta. Caso um candidato não esteja presente no início de suas falas, sua oportunidade de manifestação poderá ser comprometida. Na ausência de um candidato, o vice-prefeito poderá representá-lo.

“Estamos prestes a dar um passo importante na defesa da democracia e na luta contra a desinformação em nossa cidade. O Ato Público que organizamos não é apenas um evento; é um compromisso coletivo com a transparência e a responsabilidade. A presença de todos os candidatos e suas adesões são fundamentais para garantir um ambiente eleitoral justo e informado para a nossa comunidade”, ressaltou o presidente da OABRO, Márcio Nogueira.

O evento promete ser um marco importante para as eleições municipais, reforçando o compromisso com a integridade do processo eleitoral e a responsabilidade na disseminação de informações. A OABRO reafirma seu papel como guardiã da justiça e promotora da transparência no cenário político de Porto Velho.