Página Inicial / Pacto em Defesa da Democracia e Combate a Desinformação realizado pela OAB com os 7 candidatos ao governo de RO é elogiado pelo público

O Pacto em Defesa da Democracia e Combate à Desinformação nas Eleições 2022 foi assinado pelos sete candidatos ao governo do Estado de Rondônia, na última terça-feira (16), foi testemunhado por advogados, jornalistas, conselheiros federais, conselheiros seccionais, equipes de apoio dos candidatos e sociedade em geral. O Ato Público foi elogiado pelo público presente à solenidade, após todos se comprometerem publicamente em realizar eleições democráticas e sem disseminação de fake news.

Assinaram o Pacto os candidatos: Daniel Pereira (Solidariedade); Pimenta de Rondônia (PSOL); Marcos Rogério (PL); Marcos Rocha (União Brasil); Valclei Queiroz (AGIR); Léo Moraes(Podemos) e Ivo Cassol (PP).

Realizado no auditório da Seccional, os candidatos foram convidados a chegarem a partir das 18 horas, sendo recebidos pelo presidente Márcio Nogueira, a secretária adjunta e ouvidora-geral Larissa Rodrigues, o presidente do Observatório das Eleições, Paulo Vasconcelos, e demais colaboradores. Os convidados de cada candidato foram direcionados para o auditórios. Também foi disponibilizada a transmissão ao vivo do ato em um telão com áudio e vídeo na frente da instituição e no canal oficial da instituição no YouTube.

Maria Souza, auxiliar de enfermagem, fez questão de participar e disse que o ato realizado pela OAB que é oportuno para que os candidatos apresentem também seus seus projetos. “O tempo que cada candidato teve para se posicionar foi excepcional para assim termos noção de suas ideias. Esse evento foi muito bem pensado e preparado pela OAB em defesa a democracia”, disse.

Também em posição sobre o ato realizado pela OAB, Aline dos Reis, advogada citou que foi ótima a iniciativa da OAB “em respeito de todo o posicionamento da advocacia com os candidatos, a OAB fez um trabalho bem desenvolvido e todos puderam ter em mente seus conceitos sobre os candidatos”, finalizou.

Sobre o pacto ser uma forma de posicionamento da OAB/RO, Gislaine Souza, advogada, cita que é de extrema importância, pois, é um juramento entre a OAB e todos advogados. “A Ordem por ser muito ativa nas eleições, como o tema diz defende a democracia e está, também, combatendo a desinformação com relação a política. Eu vejo que a OAB está em constante desenvolvimento nas redes sociais, se posicionando e sempre contribuindo para defesa democracia”, asseverou.

Para a advogada Simone Farias, em um ano que se fala muito em Fake News, a OAB está fazendo um alerta aos candidatos e à sociedade. “Esse pacto estará auxiliando os candidatos e espero que todos honrem com o que foi assinado, para assim não haver desentendimento. Isso é essencial para a garantia de um Estado mais justo, solidário e inclusivo”, disse.

Para acompanhar o cumprimento do Pacto, foi lançado o Observatório das Eleições, um canal em que tanto a OAB quanto a sociedade podem ser protagonistas nesse pleito. De acordo com a advogada Ivanete da Silva, “transmitir informação nunca é demais e essa iniciativa com os candidatos é de extrema importância”, finalizou.