Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

Painel reforça que prevenção e educação são as chaves para o sucesso no combate ao feminicídio

Página Inicial / Painel reforça que prevenção e educação são as chaves para o sucesso no combate ao feminicídio

O painel “Combate ao Feminicídio”, realizado durante a II Conferência da Mulher Advogada, contou com três grandes palestras ministradas por profissionais renomadas na área jurídica do estado: as juízas de Direito do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO), Sandra Silvestre e Silvana de Freitas, que ministraram o tema “Sistema de Justiça: Mecanismos, Assistência e Proteção à Mulher”; e a advogada criminalista Aisla Carvalho, que falou sobre “Feminicídio e Crimes Passionais”.

Entre os mecanismos que visam à proteção da mulher, a juíza Sandra Silvestre citou a Lei Maria da Penha, considerada pela Organização das Nações Unidas a terceira melhor Lei do mundo, ficando atrás apenas da legislação espanhola e chilena. Também mencionou medidas de iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), como a criação do formulário utilizado para identificar os riscos de violência doméstica, conhecido como Formulário Frida; e ainda a Resolução 342 de setembro de 2020, que cria o Banco Nacional de Medidas Protetivas de Urgência (BNMPU).

A juíza Silvana de Freitas lembrou que a cada 15 segundos uma mulher é agredida no Brasil. Um número, segundo ela, que causa espanto em qualquer lugar do mundo, isso sem contar a violência psicológica que acontece em um grau ainda maior. Embora existam duas varas para o atendimento à questão, Silvana vê com tristeza o número de processos relacionados com a violência à mulher.

A juíza informou sobre as ações do TJRO para combater, mas principalmente prevenir quanto a esse tipo de crime, como o projeto Abraço, de iniciativa do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Porto Velho que consiste em aplicar pena alternativa aos agressores. Em vez de condenar pagamento em pecúnias ou determinar a prisão, que só perpetuariam a violência doméstica, o juiz determina a eles a participação obrigatória em dez reuniões de cunho terapêutico. Os resultados são considerados surpreendentes, sobretudo pela não reincidência.

A advogada criminalista Aisla Carvalho destacou a educação como ferramenta essencial na prevenção à violência contra a mulher. Segundo ela, a sociedade atual ainda tem muitos resquícios da cultura do machismo, sendo necessário muitas transformações e essa educação, tanto de homens quanto de mulheres, é que vai impactar positivamente nesse cenário da violência de gênero. A advogada reforçou a importância da união entre a OAB Rondônia, o TJRO, o Ministério Público e a Defensoria Pública para o encontro de soluções eficazes.

O painel “Combate ao Feminicídio” foi presidido pela presidente da Comissão da Mulher Advogada (CMA) da Subseção de Machadinho do Oeste, Luanna Costa e debatido pela presidente CMA da Subseção de Ji-Paraná, Márcia Dantas Tupan.

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista) responsável

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone