Página Inicial / Palestra sobre Cota de Gênero no Brasil é realizada pela OAB/RO no Dia Internacional da Mulher

Evento aconteceu na Seccional

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) realizou a palestra “A Cota de Gênero no Brasil: ineficácia para a representação política da mulher e a relevância do papel da OAB e da advogada para sua efetividade”. O evento, realizado por meio da Escola Superior da Advocacia (ESA/RO) e com o apoio da Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (Caaro), aconteceu no Dia Internacional da Mulher, quarta-feira (8), no auditório da Ordem. Além da palestra ministrada pela doutora em Direitos Sociais, Elisa Galante, também foram empossados três novos membros da Comissão de Gênero e Violência Doméstica, do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM).

“Gostaria de agradecer a todos os advogados, as pessoas da sociedade civil que se fazem presentes e principalmente a nossa querida Elisa Gallante, que aceitou o convite de vir a Rondônia tratar de um tema tão atual e que jamais sairá da nossa pauta da Comissão da Mulher Advogada”, disse Maracélia Oliveira, vice-presidente da OAB/RO.

A presidente da Comissão da Mulher Advogada, Renata Fabris, aproveitou a ocasião para parabenizar todas as mulheres presentes no evento. “Cumprimento a todos os advogados e aos demais presentes e aproveito para parabenizar a todas as mulheres aqui presentes, em nome da nossa presidente da Comissão de Diversidade Sexual da OAB/RO, Marilia Benincasa, que vem assegurando direitos a este segmento da sociedade, tais como direito à livre orientação sexual, à guarda e à adoção, ao mercado de trabalho, à educação; propondo, inclusive a criminalização da homofobia”, ressaltou.

Raduan deu posse aos três novos membros

Posse
Antes da palestra, três novos membros foram empossados para a Comissão de Gênero e Violência Doméstica do IBDFAM. A presidente da Comissão de Diversidade Sexual da OAB/RO, Marilia Benincasa; o defensor público de Rondônia Leonardo Werneck; e a assistente social do TJ, Maria Inês Oliveira.

“Gostaria de agradecer na pessoa da Dra. Maracélia de Oliveira, por permitir este espaço para constituirmos essa comissão, que é muito importante para servir à nossa sociedade, que é a Comissão de Gênero Contra a Violência Doméstica, do Instituto Brasileiro de Direito de Família. Por isso, gostaria de dizer a vocês sobre a minha satisfação de estar aqui neste recinto da Ordem dos Advogados, pois estou reencontrando grandes e velhos amigos, sendo que muitos tivemos a felicidade de ter afinidade mutua nos bancos escolares da graduação de Direito”, disse o desembargador do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ/RO), Raduan Miguel, que empossou os três novos membros da comissão.

Também participaram do evento o ouvidor do Conselho Federal da OAB, Elton Assis, o diretor administrativo da ESA/RO, Daniel Mendonça; o presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/RO e presidente da Comissão de Defesa da Advocacia Pública, Jorge Júnior; a vice-presidente da Comissão de Defesa da Advocacia Pública, Lia Torres; a conselheira estadual da OAB, Shislei Nilce; a presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher, Iara Ortiz; a secretária-geral da Caaro, Helena Sadahiro; e a representante da Comissão da Jovem Advocacia, Mariana Esteves.

(Veja a galeria de fotos aqui)