A Subseção de Ji-Paraná da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) recebeu, na última quinta-feira (18), a palestra ‘Direito Sistêmico: uma ferramenta para a solução de litígios’, ministrada pelo especialista Luciano Alves, trainer em Coaching Sistêmico em Constelação Familiar. A atividade foi promovida por meio da Escola Superior de Advocacia de Rondônia (ESA/RO) e com o apoio da Caixa de Assistência aos advogados de Rondônia.
O tema, que tem por objetivo ampliar o conteúdo profissional, oportunizando a capacitação de qualidade à advocacia rondoniense, foi assunto de reportagem do Fantástico, na edição do domingo (13/5), que mostrou como tribunais brasileiros estão usando técnicas de terapias alternativas para facilitar a mediação de conflitos, principalmente na Vara de Família, em questões como pensão e guarda de filhos.
Segundo Luciano Alves, a ideia é advogado e juiz intermediarem os conflitos, fazendo com que as partes litigantes cheguem a um denominador comum que satisfaça ambas as partes, e para atingir os objetivos vão se aplicando técnicas aprendidas em cursos.
Durante a atividade, que contou com grande participação dos profissionais da advocacia de Ji-Paraná e região, estudantes, e vários operadores do Direito, foi realizada uma dinâmica de grupo promovendo uma maior integração e demonstração de utilização da técnica.
A presidente da Subseção de Ji-Paraná, Solange Aparecida da Silva, ressalta que “A palestra nos mostrou que estamos em constante evolução como seres humanos, que visa à melhoria em nossos relacionamentos, seja profissionais ou familiares. É importante utilizarmos novas técnicas e métodos que possibilitem a mediação de conflitos e contribuam para a Justiça”.
Saiba mais:
Reportagem do Fantástico sobre Constelação Familiar
Técnica da Constelação para resolver conflitos nos tribunais