Cerca de 100 estudantes lotaram o auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) na noite de quinta-feira (14) durante palestra realizada pela Associação de Jovens Empresários do Estado de Rondônia – AJE.
Com o tema: “Por que é tão difícil empreender no Brasil?”, o evento que contou com o apoio da OAB/RO através da Escola Superior de Advocacia – ESA foi voltado para advogados, operadores do direito, estudantes de direito, empresários, contadores, economistas e administradores que tiveram a oportunidade de esclarecer suas dúvidas quanto o empreendedorismo.
Representando a OAB/RO, o secretário-adjunto, Walter Gustavo da Silva Lemos, destacou a importância de eventos como este para profissionais que estão entrando no mercado de trabalho e lembrou de quando no início de sua carreira se juntou com amigos para formar uma equipe que hoje faz parte da atual diretoria da OAB.
“Éramos jovens com o mesmo ideal em favor da classe advocatícia, com um empreendedorismo institucional que mostrou ser possível mudar a profissão para melhor”, pontuou Walter.
Participaram ainda da mesa de abertura do evento, o diretor executivo da ESA, Eduardo Abílio Diniz, o presidente da Comissão do Jovem Advogado da OAB/RO, Felipe Gurjão e o presidente da AJE, Fawez Holanda.
O consultor de gestão empresarial, Raduan Bezerra Melo iniciou a palestra enfatizando o tema com uma ótica mais econômica e destacando a dificuldade de empreender por conta de tantas burocracias encontradas no país. Ao finalizar Raduan afirmou que para empreender é preciso antes de tudo acreditar que isso é possível.
Rodrigo Saraiva mestre em Direito Constitucional e especialista em Processo Civil, ao iniciar sua palestra destacou a visão empreendedora quando surgiu a ideia da construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, fato que na época contribuiu para o desenvolvimento notório do estado.
Concordando com a visão de Raduan Melo, Rodrigo também creditou a dificuldade de empreender no Brasil a burocracia encontrada para abrir uma empresa.
Ao final foi aberto espaço para perguntas e questionamentos sobre a temática.
A palestra foi transmitida ao vivo pelo Canal do Youtube – Rede Libertaria, clique AQUI para assistir.