Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

Paralegal e precariedade do ensino jurídico estão atrelados

Página Inicial / Paralegal e precariedade do ensino jurídico estão atrelados

Arystóbulo de Oliveira Freitas e Ibaneis Rocha falaram à TV Migalhas sobre a questão

Os problemas da criação da carreira do paralegal e a necessidade de mudanças no ensino jurídico do país foram os temas abordados pelos advogados Arystóbulo de Oliveira Freitas e Ibaneis Rocha. Os profissionais falaram à TV Migalhas sobre a relação entre as duas questões durante a “XXII Conferência Nacional dos Advogados”, no stand AASP/Migalhas.

Segundo Arystóbulo de Oliveira Freitas, a Ordem dos Advogados se preocupa com o profissional que conclui o curso de bacharelado e não consegue obter autorização para advogar. “Ele fica em uma espécie de limbo.”

“E por que isso acontece? Estas pessoas estão submetidas, estão sujeitas, estimuladas a um verdadeiro ‘estelionato educacional’, com milhares de faculdades que não têm condição de um ensino de grau médio, quanto mais um ensino superior.”

Para Arystóbulo, a questão serve de alerta para a sociedade. “Precisamos reduzir o número de cursos de Direito no país.”

“Não chego a considerar o paralegal uma carreira, na verdade ele é uma anticarreira”, afirma o presidente da OAB/DF, Ibaneis Rocha. Segundo o advogado, a tentativa de transformar bacharéis em Direito que não conseguiram passar no Exame de Ordem em uma espécie de “assessor menos qualificado” representa grande prejuízo à classe e à sociedade.

Ainda sobre a questão do ensino jurídico, Ibaneis Rocha destaca que não se pode haver a ausência de qualificação, “porque é a partir da formação jurídica, da formação das leis, que se constrói a estrutura de um Estado”.

Projeto de lei
O Congresso analisa atualmente o PL 5.749/13, de autoria do deputado Sérgio Zveiter, que altera a lei 8.906/94 para inserir no art. 3°, §2°, ao lado do estagiário, a figura do paralegal, bacharel em Direito sem a inscrição na Ordem a quem caberiam funções auxiliares às do advogado. A justificativa do projeto lembra o fato de que há “verdadeiro exército de bacharéis” no país, cerca de cinco milhões.

No direito norte-americano existe função homônima, algo como um assistente do advogado para “assuntos externos”, sem a necessidade de formação jurídica. Existe também a possibilidade de especialização da carreira daquele que estudou Direito (“lawyer”) em pesquisas, redação de peças ou atuação perante os tribunais, sendo que somente para essa última o profissional precisa integrar a Bar Association.

No Brasil, tem se tornado comum em escritórios de advocacia que alguns bacharéis em Direito sejam contratados como “assistentes jurídicos” enquanto se preparam para o exame de Ordem. A lei viria, pois, para reger o contrato de trabalho durante esse lapso temporal.

Fonte da Notícia: Migalhas

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista) responsável

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone