Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

Parceria para formação e cadastro de advogados como mediadores e conciliadores é debatida entre OAB/RO e TJ-RO

Página Inicial / Parceria para formação e cadastro de advogados como mediadores e conciliadores é debatida entre OAB/RO e TJ-RO

Uma parceria entre a Seccional Rondônia da OAB e o Tribunal de Justiça do Estado para qualificação da advocacia que pretende atuar como mediadores e conciliadores foi tema de reunião na última semana, na sede da Escola da Magistratura (Emeron).

Representando a OAB-RO, a secretária-geral Aline Silva, então vice-presidente em exercício, acompanhada pelo procurador Cássio Vidal e pelo advogado Mário Sérgio, foram recebidos pelo desembargador Raduan Miguel Filho, diretora da Emeron.

A parceria institucional será realizada por meio da Escola Superior de Advocacia (ESA) e Emeron, com foco a promover a qualificação de advogadas e advogados para atuarem como mediadores e conciliadores judiciais e extrajudiciais, conforme prevê a Lei nº 13.140/ 2015, que dispõe sobre a mediação como meio de solução de controvérsias entre particulares e sobre a autocomposição de conflitos no âmbito da administração pública.

Conforme a Lei, mediação é a atividade técnica exercida por terceiro imparcial sem poder decisório, que, escolhido ou aceito pelas partes, as auxilia e estimula a identificar ou desenvolver soluções consensuais para a controvérsia.

De acordo com Aline Silva, o termo de parceria institucional prevê a qualificação e o credenciamento dos advogados interessados em atuarem nessa condição. “O objetivo é fomentar que a advocacia tenha mais um nicho de atuação e o Poder Judiciário consiga dar celeridade na resolução de conflitos”, disse.

O procurador Cássio Vidal ainda lembrou que, durante a reunião, também foi abordada a celebração de um outro instrumento junto ao Tribunal de Justiça. “Este, via Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Conflitos, o Nupemec. Nesta parceria, o foco é motivar a atuação dos advogados como conciliadores e mediadores, visando desafogar a pauta dos processos”.

O presidente da Comissão de Mediação e Arbitragem, Mário Sérgio, destacou a importância do TJ, por meio da Emeron, para a formação de conciliadores e mediadores Judiciais. “Em Rondônia, são os únicos credenciados pelo CNJ para a formação de Mediadores e Conciliadores Judiciais. Além de um trabalho em conjunto da OAB-RO e TJ para a fomentação da Cultura da Paz e a desjudicialização de processos. Vale ressaltar que esta parceria vai ao encontro da Resolução 125/2019 do CNJ que dispõe sobre a Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses no âmbito do Poder Judiciário”, disse.

Ele ainda completou que com o avanço desta parceria, abre-se “um novo campo de atuação para a advocacia Rondoniense, mais celeridade nos processos, consequentemente colaborando para um judiciário mais eficiente”.

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista) responsável

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone