Um novo ambiente para o uso dos advogados em contato com clientes foi inaugurado na Penitenciária Estadual Antônio Felix (470), nessa segunda-feira (24). O parlatório recebeu diversos equipamentos doados pela Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO). O diretor tesoureiro da entidade, Fernando Maia, participou da inauguração, acompanhado do membro da comissão de Defesa das Prerrogativas (CDP) e de Assuntos Penitenciários, Jacson Silva.
De acordo com o presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, promover a dignidade dos profissionais, especialmente com ambientes mais humanizados nos presídios, oferecendo mais conforto e um lugar mais adequado para que possam atender seus clientes dignamente, é uma das grandes metas na sua gestão. A entidade cedeu para o parlatório sete cadeiras, uma central de ar condicionado e uma longarina com três assentos.
Fernando Maia explica que o acesso do advogado ao cliente é indispensável à efetivação dos princípios constitucionais nos procedimentos relacionados à persuasão penal, ampla defesa e o devido processo legal. “A estrutura proporcionada em parceria com a Sejus, oportuniza a efetivação dos direitos e materializa, inclusive, o tratamento digno e adequado à advocacia”, salientou.
Agora, advogados e custodiados encontram um local totalmente diferente, com privacidade, nova pintura e ambiente climatizado. O diretor administrativo da penitenciária, Walterlando Guimarães Martins, acompanhou a entrega dos equipamentos.
“O convite feito pelo sistema prisional à OAB/RO para conhecer o presídio e, especificamente, o parlatório e suas adequações, é de grande valia, pois é muito importante essa boa relação das instituições”, finalizou o membro da CDP, Jacson Silva.