Implantado em unidades prisionais do estado, com o objetivo de otimizar o contato entre advogados e clientes custodiados, o Parlatório Virtual da OAB Rondônia é um grande sucesso. Até o fim da primeira semana de julho, foram registrados 5.473 atendimentos por meio da ferramenta.
Os dados são dos Parlatórios instalados no Presídio Urso Branco, em Porto Velho e na Casa do Albergado, em Ariquemes. O presidente da OAB Rondônia, Elton Assis, comemora o sucesso da ferramenta que, segundo ele, veio para contribuir com as prerrogativas da advocacia e proporcionar o acesso do cidadão ao direito da ampla defesa. Para ele, o êxito vai muito além dos números.
“O Parlatório Virtual proporciona a segurança dos custodiados do sistema prisional e seus representantes legais, especialmente nesse período de pandemia, em que o distanciamento social ainda é fundamental. Também ajuda a dar celeridade aos trabalhos desenvolvidos pelos advogados e advogadas”, explica Elton Assis.
Solange Silva, vice-presidente da OAB Rondônia, também celebra os números. “Tem sido uma preocupação dessa gestão a defesa das prerrogativas, e é notório o sucesso do Parlatório implantado para facilitar o dia a dia dos advogados”, destaca.
Para o secretário-geral da OAB Rondônia, Márcio Nogueira, toda tecnologia que aproxima a advocacia do seu cliente e facilita o exercício da profissão é muito bem-vinda. “O Parlatório Virtual é a prova concreta disso. Permite que o advogado esteja mais presente na vida do seu cliente”, completa.
Como utilizar o serviço
O advogado deve acessar a página da OAB Rondônia e selecionar a função “Parlatório Virtual” na seção “Acessos rápidos” ou através do link https://parlatorio.oab-ro.org.br/. Depois é só escolher data e horário disponíveis na agenda. Na ocasião da reunião agendada, o profissional receberá um link do aplicativo Google Meet e poderá conversar com o cliente, que aguarda na sala virtual.