Página Inicial / Pedro Origa Neto é homenageado durante sessão de jubilamento no Conselho Seccional

O Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) aprovou durante sessão ordinária ocorrida nesta sexta-feira (29 de abril), o pedido de jubilamento do advogado Pedro Origa Neto. O jubilamento é um título de honra para os profissionais com mais de 30 anos de contribuição e com o mínimo de 70 anos de idade. Na ocasião, também foi realizada uma homenagem ao profissional que foi um dos fundadores da Ordem rondoniense.

O presidente da OAB Rondônia, Márcio Nogueira, destacou o privilégio que era receber esse pedido de jubilamento. “Pedro Origa Neto tem inscrição suplementar em Rondônia sob o nº 2-A. Seu currículo é recheado de informações que são o alicerce da nossa atual advocacia. Hoje, mais que conceder esse jubilamento, quero agradecer a toda dedicação que Pedro Origa Neto teve com a OAB Rondônia”, disse.

Presente na sessão de jubilamento, o conselheiro federal e membro honorário vitalício da OAB/RO Elton Assis contou fatos curiosos da vida de jubilando. “Este gesto é uma singela homenagem a pessoas que se dedicam e fazem história na advocacia. Pedro Origa Neto é uma dessas pessoas que ajudaram a construir a história da advocacia rondoniense”, disse.

Também presente, o conselheiro federal Fernando Maia parabenizou e também contou casos vividos ao lado de Pedro Origa Neto. “Ele é um exemplo de dedicação, de amor e de persistência. Em suas veias correm a advocacia”, frisou.

Já a Vice-Presidente Vera Lúcia Paixão se emocionou e agradeceu a dedicação do jubilando, enalteceu a amizade e, voltando-se para o conselheiros presentes, reforçou a importância de Pedro Origa Neto para a história da OAB Rondônia.

Também renderam homenagens a secretária-geral Aline Silva, a secretária-geral Adjunta Larissa Rodrigues, o diretor-tesoureiro Marcos Donizetti Zani, o coordenador da Revista ESA, Vinícius de Assis, entre outros conselheiros presentes.

Em sua fala, Pedro Origa Neto, acompanhado da família, agradeceu as homenagens e ainda chamou a atenção dos conselheiros para a importância da advocacia, da dedicação em servir a ordem.

Quem é Pedro Origa Neto?

Nascido em 5 de agosto de 1947, no município de Mirassol/SP, foi inscrito provisoriamente na Comarca de São José do Rio Preto em 29 de junho de 1971 e definitivamente em 1º de dezembro de 1971. Em 27 de novembro de 1975, foi inscrito suplementarmente na Seccional Rondônia, sob o nº 2-A.

Em sua jornada na advocacia, nomeado Secretário de Estado de Interior e Justiça de RO;  foi subscritor da ATA de fundação da OAB/RO, realizada em 18/02/1974 e fez parte do 1º Conselho; eleito conselheiro em 1976; eleito conselheiro e vice-presidente da OAB/RO para o biênio de 1979/1980; nomeado através da portaria 01/80 para compor a Comissão de Exame da Ordem como membro efetivo; eleito presidente da OAB/RO para o triênio 1981/1983; foi nomeado para exercer a função de Assessor Jurídico da Universidade Federal de RO; em 08/04/1987, nomeado através da portaria 023/GP/OAB para fazer parte da Comissão Examinadora do Concurso de Delegado da Policia Civil; em 24/04/1987, nomeado através da portaria 025/GP/OAB, para fazer parte da Comissão do IV Concurso do Ministério Público; em 30/04/1987, nomeado através da portaria 027/GP/OAB, para fazer parte da Comissão Constituinte que assessorou a Diretoria do Conselho Federal; em 30/11/1990, foi eleito presidente da OAB/RO para o triênio 1991/1993; em 19/11/1992, foi eleito Conselheiro Federal para o triênio 1993/1995; em 01/03/1993, foi eleito Sub-secretário Geral do Conselho Federal; em 12/07/1995, através da portaria 021/95, foi designado membro da Comissão de Direitos Difusos e Coletivos do Conselho Federal; em 23/04/2004, nomeado através da portaria 10/2004/CF, para compor a Comissão de Acesso à Justiça como Vice-presidente; em 16/06/2004, nomeado através da portaria 35/2004/CF, para compor a Comissão de Análise do Quinto Constitucional como membro Efetivo; em 27/08/2007, através da portaria 071/2007 foi designado para compor a Comissão Nacional de Sociedade de Advogados no Conselho Federal, como membro.