Página Inicial / Pela primeira vez na história, OAB-RO é representada apenas por mulheres em sessão do Conselho Federal

Solange Aparecida Silva, Julinda da Silva e Maria Eugênia de Oliveira participam da sessão do CFOAB, em Belo Horizonte.

A presença feminina na advocacia tem crescido e, pela primeira vez na história, a AB Rondônia é representada unicamente por mulheres na sessão do Conselho Federal da OAB, que teve início nesta segunda-feira (13), em Belo Horizonte.

As conselheiras federais presentes são Solange Aparecida Silva, Julinda Silva e Maria Eugênia de Oliveira.

Essa conquista é de grande relevância para a advocacia feminina e reflete a importância de se ter representatividade e igualdade de gênero em todos os setores da sociedade. Além disso, a presença dessas mulheres no Conselho Federal da OAB é um passo importante para a consolidação da representação feminina na liderança de instituições importantes no país.

As conselheiras federais Solange Aparecida Silva, Julinda Silva e Maria Eugênia de Oliveira destacaram a importância da representatividade feminina. “É um momento histórico para a OAB Rondônia e para todas as mulheres que lutam por igualdade e reconhecimento. Esperamos que essa iniciativa sirva de inspiração para outras mulheres que desejam seguir na advocacia”, ressaltou Solange Aparecida Silva.

Julinda Silva também destacou a relevância do momento. “Essa conquista é fruto de muita luta, empenho e da própria iniciativa da OAB-RO que implantou a paridade de gênero em sua gestão. Acreditamos que a presença feminina na liderança de instituições importantes é fundamental para a construção de um mundo mais igualitário e justo”, afirmou.

Maria Eugênia de Oliveira enfatizou a importância da representatividade feminina na advocacia e na política. “A presença feminina no Conselho Federal da OAB é um marco importante para a luta pela igualdade de gênero e para a promoção de políticas públicas que beneficiem a população como um todo”, disse.

O presidente da OAB-RO, Márcio Nogueira, também se pronunciou sobre a conquista. “Estamos muito orgulhosos das nossas conselheiras e de todas as mulheres que fazem parte da advocacia rondoniense. A OAB Rondônia sempre foi comprometida com a igualdade de gênero e a representatividade feminina, e essa conquista é mais um passo importante para a consolidação desses valores”, destacou.

O presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, destacou a atuação da mulher advogada no país e a necessidade de ampliação de seus direitos na abertura da sessão do Conselho Pleno, realizado em Belo Horizonte (MG), nesta segunda-feira (13). Ele defendeu a garantia de livre e igualitária atuação das profissionais que, atualmente, são maioria na advocacia brasileira. Em uma manifestação dirigida a conselheiras e conselheiros federais, parabenizou a atuação das quase 700 mil mulheres advogadas.

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO / Foto - Victor Schwaner