Pesquisa IBOPE-OAB revela que 85% da população quer reforma política

Página Inicial / Pesquisa IBOPE-OAB revela que 85% da população quer reforma política

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou na última terça-feira (06), a pesquisa Ibope encomendada pela OAB sobre a reforma política. A pesquisa revela que 85% dos entrevistados são favoráveis à reforma política, e que 92% dos entrevistados são a favor de projeto de lei nesse sentido por iniciativa popular. Quanto ao financiamento de campanha, 78% dos entrevistados se posicionaram contra a participação de empresas nas campanhas. Noventa por cento opinaram pediram punições mais rigorosas contra a prática de “caixa-dois”.

A pesquisa quis saber, também, qual o melhor modelo para eleger deputados, ficando 56% a favor de mudanças e pela instituição do voto em lista (lista e propostas de candidatos), contra 38% favoráveis à maneira atual, no nome do candidato. Dentre os temas prioritários de propostas, os entrevistados elegeram saúde em primeiro lugar, seguido por educação e controle de gastos do governo. O IBOBE entrevistou 1.500 pessoas em todo o país de 27 a 30 de julho.

“Esses temas pesquisados junto à população são exatamente os eixos principais defendidos pela OAB no anteprojeto da reforma política”, lembra Andrey Cavalcante.  Como forma de apresentar ao Congresso Nacional o projeto de lei complementar e para que ele seja votado ainda este ano, o Conselho Federal da OAB, Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) e dezenas de entidades da sociedade civil, realizam a campanha “Eleições Limpas” que visa colher o mínimo de 1,6 milhão de assinaturas para que o projeto da reforma política seja enviado ao Congresso como sendo de iniciativa popular, a exemplo do que aconteceu na Lei do Ficha Limpa (Lei Complementar nº 135/2010).

“Mais uma vez uma grande mudança passa pelas mãos dos eleitores brasileiros e cabe a eles dar esta resposta. Assinar as subscrições ao anteprojeto de lei, fortalece o momento democrático por qual passa o país quando o povo vai às ruas reclamar por melhorias sociais”, complementa Cavalcante, especialmente porque nesse proposta a OAB defende o fim da doação de campanha por empresas, o voto transparente em dois turnos para as eleições proporcionais, a liberdade de expressão na internet e a criminalização do “caixa dois”.

Com forma de estimular a adesão da campanha em Rondônia a OAB/RO realizará no dia 14 de agosto, às 9h, na sede da Seccional em Porto Velho, ato público para conscientizar a sociedade quanto a importância em aderir ao anteprojeto da reforma política. Na ocasião a OAB/RO também irá convocar a sociedade para assinar às subscrições relativas ao anteprojeto, que poderão ser feitas fisicamente na sede da Seccional, em todas as Subseções da OAB em Rondônia e ainda virtualmente, por meio do site www.eleicoeslimpas.org.br ou através do sita da OAB: www.oab-ro.org.br. No site também é possível conhecer melhor o anteprojeto de lei.

Os interessados em aderir ao movimento, já podem assinar pelo site ou mesmo se dirigirem a sede da OAB, tanto em Porto Velho, como no interior.

Clique aqui para ler o resultado da pesquisa.

Fonte da Notícia: ASCOM OAB/RO