Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

Pesquisadores e representantes de instituições visitam Centro de Documentação Histórica do Poder Judiciário

Página Inicial / Pesquisadores e representantes de instituições visitam Centro de Documentação Histórica do Poder Judiciário

Estabelecer novos contatos e atualizar informações sobre pesquisas acadêmicas com temáticas voltadas ao campo da História. Foi com essa finalidade que a direção do Centro de Documentação Histórica (CDH) do Poder Judiciário de Rondônia realizou um encontro, na última sexta-feira, 29 de março, para pesquisadores e representantes de instituições.

Desde que o CDH iniciou suas atividades nas novas instalações esse foi o primeiro evento matinal receptivo, dando sequência a um trabalho que é executado há tempos, no antigo local de funcionamento do centro.

A historiadora e doutora em Ciências Sociais, Nilza Menezes, explica a ideia da reunião. “Eu resolvi restabelecer esse contato para criar aqui no CDH um espaço de diálogo, não se limitando apenas a um espaço fechado para pesquisa. Aproveitamos a ideia do encontro para conhecer novos pesquisadores, saber o que estão pesquisando, quais são os novos projetos que surgiram ou que estão por vir, além de permitir, claro, que conheçam o espaço, torná-lo acessível”, pontuou.

O ator, produtor e diretor teatral, Chicão Santos, que também desenvolve trabalho de pesquisa voltado à área teatral, destacou a importância de estar ali por entender que “um povo sem memória não é um povo, é um bando”. E o fato de existir centro de documentação histórica é sinal de que “a nossa ancestralidade está garantida”. O grupo O Imaginário, do qual Chicão faz parte, já tem dois espetáculos baseados em pesquisas realizadas no CDH, um deles é “Mulheres do Aluá”, inspirado em processos históricos envolvendo mulheres.

Quem esteve presente no evento foi o estudante do Curso de Direito da Unir, José Ítalo Oliveira dos Santos, vinculado ao Núcleo de Estudos Históricos e Literários do Instituto Federal de Rondônia (Ifro) como pesquisador. Ele considerou uma experiência enriquecedora. “Destaco o papel do Tribunal de Justiça em reservar esse espaço para trabalhar e debater assuntos. Isso enriquece bastante a produção que a gente vem desenvolvendo ao longo do tempo. Estar aqui e fazer esse contato é muito bom para a minha produção acadêmica, a qual estabelece uma relação com memória e história. Esse momento é valioso”, disse.

Entre os convidados estavam também a Diretora Pedagógica da Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron), Ilma Ferreira de Brito; Coordenadora do Mestrado Nacional em Rede em Educação Profissional e Tecnológica no Ifro, Xênia de Castro Barbosa, e a servidora do TJRO, bacharela em História, Cecileide Corrêa da Silva.

No final, os participantes foram convidados a tomar um café da manhã e trocar experiências pessoais e profissionais.

Fonte da Notícia: Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO)

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista) responsável

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone