O presidente da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO), Andrey Cavalcante, recebeu nesta sexta-feira (15) a visita institucional do advogado José da Penha de Almeida. Atuante principalmente no município de Ji-Paraná e região, onde é popularmente conhecido como ‘Dapenha’, o profissional é um dos pioneiros da advocacia no estado.
“É uma honra receber a visita do nobre colega ‘Dapenha’ na OAB Rondônia. Um grande homem, que contribuiu muito para a fundação da Seccional e fez história na instituição, sempre prestando relevantes serviços à sociedade, às causas institucionais e à advocacia da região”, disse Andrey Cavalcante.
Após conversar sobre assuntos institucionais, ‘Dapenha’, que também é cronista, aproveitou para presentear Andrey com seu mais recente livro publicado: “Pelo meu coração passa um rio”.
Histórico
José da Penha Bezerra de Almeida (Dapenha) nasceu em João Pessoa (PB). Começou a trabalhar como mecânico em uma máquina de Linotype e culminou por ser cronista. Trabalhou nos jornais “A União”, na Paraíba, “Folha de São Paulo” e “Diário do Agreste”, em Caruaru (PE).
Chegou em Rondônia em 1978. Foi o primeiro delegado de polícia concursado em Ariquemes, defensor público, assessor jurídico da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), diretor administrativo do presídio Agenor Martins de Carvalho.
Pioneiro da advocacia rondoniense, Dapenha participou ativamente da fundação da Ordem dos Advogados no estado e possui a inscrição originária número 26 na OAB Rondônia.
Também esteve à frente do Acervo Cultural de Ji-Paraná e é fundador da Academia Jiparanaense de Letras. É autor dos livros: “Tudo X-Caçarola”, “Recados da Província”, “Parede de Memória” e “Pelo meu coração passa um rio”.