O Colégio de Presidentes de Seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil, realizado nos dias 17 e 18 de setembro em Teresina no Piauí, definiu na sexta-feira (18) que 2016 será o “Ano da Mulher Advogada”. Na ocasião, foi aprovado o texto final do Plano Nacional de Valorização da Mulher Advogada.
A Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO), foi representada pela vice-presidente Veralice Veris.
Homero Mafra, presidente da OAB-ES, foi o expositor do tema. “A discussão não deve ser dos tópicos, mas geral, política. Queremos fazer mea-culpa da postura excludente histórica da Ordem ou criar, de fato, uma política que traga mulheres para decidir, participar, dirigir? Já sei qual é o caminho a escolhermos. Hoje temos que olhar o viés da inclusão, o que pressupõe políticas alternativas. Temos que assumir este plano como política macro que ele realmente é”, apontou.
Por sugestão de Mafra, o Colégio aprovou também, à unanimidade, a criação de uma semana específica para instituição efetiva do Plano, a exemplo do que foi realizado em relação ao Jovem Advogado, bem como a definição de 2016 como “O Ano da Mulher Advogada”.
Veralice Veris, vice-presidente da OAB/RO, pontua que especialmente nas últimas décadas, a condição feminina foi elevada através de inúmeras conquistas obtidas pelos grande empenho realizados por “milhares de valorosas mulheres que não pouparam esforços para ver reconhecidos direitos elementares, tais como cidadania e igualdade de sexo”.
Ela também ressalta que houve um significativo avanço quanto aos usos e costumes afetos às questões femininas, e o Plano Nacional é de salutar importância para valorização da mulher advogada. “A representatividade das mulheres na OAB já é grande, inclusive a Seccional Rondônia tem em sua gestão um grande número de mulheres, a começar pelo cargo de vice-presidente, presidentes de Subseções, conselheiras estaduais e uma conselheira federal, além de muitas presidentes de Comissões que representam brilhantemente a classe e incentiva ainda a participação ativa das profissionais na defesa da advocacia”, enfatiza Veralice Veris.
“Os tempos mudaram e a OAB mostra que está atenta a isso. Esta conquista além de valorizar, fortalece as profissionais que trazem importante contribuição ao fortalecimento do processo democrático”, finaliza a vice-presidente da OAB/RO, Veralice Veris.
Com informações do Conselho Federal da OAB