Página Inicial / Posse em Ariquemes – Advocacia deve estar unida para garantir direitos à sociedade, conclama Andrey

A posse da Diretoria da Subseção de Ariquemes da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), aconteceu no início da tarde de quarta-feira (27). Com o auditório da entidade lotado, composto por representantes do Poder Executivo, Judiciário, imprensa e vários advogados da região, tomaram posse na solenidade Cynthia Patrícia Chagas Dias, como Presidente, Pedro Riola dos Santos Junior, como Vice-Presidente, Marinete Bissoli, como Secretária-Adjunta e Allan Souza de Moraes Sarkis, Tesoureiro.

O Presidente da Seccional da OAB/RO, Andrey Cavalcante conduziu a cerimônia e chamou a atenção dos advogados para a união em benefício da classe e da sociedade. “A palavra de ordem neste instante espelha singelamente a palavra de uma classe: somos um só. Cumpriremos unidos uma profícua jornada”. Andrey valorizou todos aqueles que se empenham em servir a Ordem, sem remuneração, “por pura abnegação e protagonismo para ajudar a construir um país mais sério, democrático, feliz e justo”.

Nesse sentido, afirmou o Presidente que, entre suas bandeiras de luta e que já podem ser visualizadas nesses 90 dias gestão à frente da OAB/RO, a parceria institucional será sua grande meta, pois só assim, juntos OAB e Poderes constituídos, é possível auxiliar no fortalecimento do judiciário, na garantia plena do cumprimento dos direitos dos cidadãos e na valorização da classe, essencial para a manutenção da Justiça. “O partido político da OAB é o Estado Democrático de Direito”, salientou.

Andrey reforçou todo apoio institucional da Ordem aos advogados, especialmente no que tange o cumprimento das prerrogativas. “Estruturamos o nosso Tribunal de Defesa das Prerrogativas (TDP), que hoje, sob a presidência da Doutora Maracélia Oliveira, atende os advogados onde quer que eles precisem de auxílio”, ele ainda destacou o sistema de plantão organizado pelo TDP onde equipes se revessam nos final de semana e feriados para jamais deixar de atender os profissionais.

Outro ponto importante mencionado pelo Presidente Andrey foi o chamamento aos advogados para que denunciem os honorários aviltantes por meio do link instalado no site oficial da OAB. Nele, profissional pode denunciar os casos que serão tratados diretamente pela Ouvidoria de Honorários criada nesse mês de março pelo Conselho Federal da OAB. Andrey ainda pediu a Subseção que apresente os indicativos de como melhorar a prestação jurisdicional dos serviços do Judiciário. “Esses indicativos servirão de base para a reunião institucional que terei com o Presidente do TJ/RO, Desembargador Roosevelt Queiroz Costa, em breve. Dessa forma levaremos os anseios da advocacia local e da sociedade para sugerir melhorias na prestação do serviço aos cidadãos”.

A Presidente eleita, Cynthia Dias, reforçou a proposta de estar alinhada em defesa da sociedade apresentada pelo Presidente Andrey ao afirmar que sua gestão está disposta a “enfrentar os conflitos, alertar sobre os conflitos e defender quando preciso for em defesa do cidadão”. Ela lembrou da importância do cumprimento das prerrogativas que são na verdade direito de cada cidadão e fez um apelo aos magistrados presentes, para que o Tribunal de Justiça definitivamente respeite os honorários advocatícios dos advogados.

Cynthia destacou algumas ações que já estão em pleno desenvolvimento na sua gestão em especial a parceria com a Associação de Advogados de São Paulo (AASP), onde teleaulas são ministradas por membros da AASP e transmitidas na sede da Subseção. “Reforço que estaremos sempre em defesa dos grandes temas que possam promover a melhoria da nossa profissão, especialmente junto aos jovens advogados e mulheres advogadas”, lembrou a Presidente.

O ex-presidente da Subseção Alex Sarkis, conclamou os advogados para permanecerem unidos a fim de fortalecer a advocacia local, bem como ampliar as conquistas que a Subseção obteve ao longo dos anos, a exemplo da nova sede. Ele reforçou que o apoio de todos foi fundamental para que essa vitória fosse alcançada.

Estiveram presentes na posse o Secretário Geral da OAB/RO, Michel Barros, o Diretor Tesoureiro da Seccional, Fernando Maia, o Presidente da Caixa de Assistência dos Advogados ( CAARO), Manoel Veríssimo, os Juízes de Direito Deise Cristian Lorena de Oliveira Ferras, Márcia Mazioli, Edilson Neuhaus, o Promotor de Justiça Elias Chaquian Filho, o Procurador do Município José Renato de Deus, representando o Prefeito, o Delegado Regional de Polícia Tiago Flores Leite, ex-presidentes da Subseção, Conselheiros Estaduais da Seccional, representantes de entidades civis e demais convidados.

Fonte da Notícia: Assessoria de Imprensa