Página Inicial / Posse em Espigão – Andrey reforça a parceria institucional para fortalecer advocacia

A Posse da Diretoria eleita para o triênio 2013-2015 da Subseção de Espigão D’Oeste da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia, foi realizada na tarde desta quinta-feira (11), durante sessão solene no Tribunal do Juri da Comarca. Em uma solenidade que contou com a presença da maioria dos advogados da Subseção, imprensa, representantes do pode Judiciário e Executivo, tomaram posse os advogados: Marcelo Vendrúsculo – Presidente; Jackeline Coelho da Rocha – Vice-Presidente; Kelly Cristina Amorim Cazula – Secretária-Geral; Sônia Castilho Rocha Secretária-Geral Adjunta e Valter Henrique Gundlach – Diretor Tesoureiro.

A promoção do diálogo e a parceria institucional nas busca por uma melhor prestação jurisdicional e o consequente fortalecimento da advocacia foi um dos destaques da fala do Presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante. Ele reforçou que a OAB Rondônia estará durante toda esta gestão comprometida com a dinamização das atividades e serviços do Judiciário e do Ministério Público por meio de uma articulação institucional mais intensa, com o fim de apoiar o aperfeiçoamento do planejamento administrativo e as modificações funcionais e estruturais, com o fim de proporcionar maior qualidade no atendimento aos jurisdicionados, bem como melhores condições de trabalho aos advogados.

Como demonstração dessa postura, Andrey relatou, entre tantas outras ações de sua gestão, a recente reunião que manteve com o Corregedor-Geral do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ/RO), Desembargador Miguel Monico Neto. Ele destacou entre as principais propostas apresentadas ao TJ/RO a criação de Escritórios Corporativos no âmbito dos juizados especiais cíveis; inclusão de um membro da OAB/RO na Comissão de Informática do TJ/RO, com direito a voz e veto, assegurando melhorias necessárias à informatização da advocacia; a uniformização do procedimento de expedição de alvarás nas varas; o impedimento, via sistema eletrônico, que advogados de outras unidades da federação atuem em mais de cinco causas por ano no âmbito da justiça estadual e utilização de protocolo eletrônico, agilizando o trabalho dos advogados bem como o serviço dos cartórios e custos do Tribunal com o serviço de protocolo integrado e a imediata solução para a corriqueira expedição de Alvarás somente em nome das partes quando possuem advogados regularmente constituídos e com poderes especificados, entre outras propostas.

O Presidente empossado Marcelo Vendrúsculo, de forma objetiva comprometeu-se a pautar sua gestão na defesa intransigente das prerrogativas dos advogados, ser atuante em conjunto com a sociedade para manter suas garantias constitucionais e lutar pela valorização da advocacia e pela melhor prestação jurisdicional. Conquistas estas que certamente serão alcançadas por meio de um relacionamento institucional harmonioso, sempre em busca de resultados que possam favorecer a sociedade.

O Promotor de Justiça Julian Farago, fez questão de elogiar a advocacia local, sempre dedicada, respeitosa com os promotores e juízes e comprometida com a defesa de seus clientes. “Estou em Espigão há quatro anos e até hoje nunca tivemos qualquer notícia que mostrasse desrespeito no relacionamento entre os advogados com os promotores ou juízes desta comarca”, salientou. Ele aproveitou para desejar sucesso aos novos membros da Diretoria, uma vez que reconhece a importância da OAB e da advocacia para a sociedade e para o fortalecimento do judiciário.

A procuradora do município, Elisabeta Balbinote, levou a mensagem do prefeito do município, Célio Renato da Silveira, que também reconhece a importância da instituição. “Como tribuna da sociedade civil a OAB é uma das mais importantes instituições deste país, aos senhores cabe cobrar de nós agentes públicos o cumprimento do dever, mantendo-se em sintonia com a população. O que precisamos é um sistema de Justiça ético, eficiente e plenamente confiável. A redefinição do papel da Ordem na defesa dos direitos da sociedade e do interesse público deve prevalecer sempre”.

Fonte da Notícia: Acessoria Impresa