Página Inicial / “Prerrogativas não são privilégios”, destaca Elton Assis durante a entrega de credenciais a novos advogados da OAB/RO

Na noite desta segunda-feira (29), o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia, Elton Assis, recebeu, em solenidade, o juramento de 69 novos advogados e três estagiários que passam a exercer a advocacia em todo o estado. Assis fez questão de destacar que a solenidade na OAB/RO é sempre recheada de grande emoção e que, inclusive, serve de modelo para Seccionais de outros estados.

Assis aproveitou para destacar a importância do Exame de Ordem, visto como evento de suma importância no país, em face da essencialidade do exercício da advocacia. “O exame serve para avaliar se o profissional está apto a exercer a profissão, com isso a OAB busca garantir a qualidade da prestação jurisdicional ao cidadão e os senhores (dirigindo-se aos novos advogados) fazem parte deste grupo bem-sucedido que os aponta como preparados para o exercício profissional”. Ao final de seu discurso, enfatizou que prerrogativas não podem ser confundidas com privilégios e se algum advogado tiver as suas prerrogativas violadas deve imediatamente acionar a OAB: “Lembrem-se que por trás de vocês, sempre está a OAB”.

Márcio Melo Nogueira, secretário-geral da OAB/RO e presidente da Comissão da Defesa de Prerrogativas, lembrou da sua emoção ao estar no lugar dos novos advogados quando do recebimento de sua credencial. Ele fez questão de partilhar que consegue extrair de sua experiência profissional três princípios que são essenciais para a construção de uma carreira respeitável e sustentável. O primeiro deles é “o respeito ao cliente como o centro de tudo, pois o advogado é o elo que liga o cidadão à justiça, e como tal, o profissional deve passar ao seu cliente a sensação de que a justiça está sendo feita”.

Elton Assis

Como segundo princípio, Melo citou a importância das prerrogativas, as quais os advogados jamais devem transigir, como forma de garantir o respeito da sociedade à advocacia e as fazer cumprir as garantias constitucionais do pleno exercício da profissão em defesa do cidadão. Por fim, como terceiro princípio, destacou a ética profissional, que sempre vale a pena, para o sucesso profissional e pessoal de cada um dos profissionais.

O secretário-geral adjunto da Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (Caaro), Anderson Bauer, destacou o papel essencial da Caixa que hoje atua como assistente ao advogado, tanto na área tecnológica como na área da saúde, por meio de uma rede de conveniados, inclusive com dentista que atende na sede da Caaro, convênio médico, ampla rede de estabelecimentos credenciados para que o advogado possa adquirir produtos e serviços a preços diferenciados e o recém lançamento do programa Anuidade Zero. “Vocês recebem hoje, junto com a sua credencial, a carteira de Caaro, que já lhes garante todos esses benefícios”.

Advogados durante o juramento.

Representando a jovem advocacia, o secretário-geral adjunto da OAB Jovem, Vinicius Noé, aproveitou o momento para convidar os recém ingressos na Ordem a participar do ato público em defesa do Exame de Ordem que acontece na OAB na próxima segunda-feira, dia 6, às 8h30. Também destacou todas as conquistas da OAB, por meio das bandeiras da OAB Jovem, em favor dos profissionais em início de carreira, como exemplos a recente aprovação de novo piso salarial, o regimento do Escritório Corporativo, as salas de apoio, os cursos de capacitação e orientação que são prestadas aos novos advogados.

O estímulo a continuação dos estudos para que os novos advogados possam exercer com sabedoria o mister de defender o cidadão dentro da garantia constitucional da presunção da inocência, da melhor prestação jurisdicional e da ativa participação dos novos advogados na OAB foram os pontos principais destacados pelo orador da turma, o advogado Aparecido Nunes Gomes.

Confira a galeria de fotos do evento.