Mais uma vitória para o pleno exercício da atividade dos advogados de Rondônia foi comemorada nesta terça-feira(26). Atendendo pleito da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), o Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO) revogou decisão que impedia a consulta virtual dos processos no Fórum de Família.
O problema foi levado ao conhecimento do vice-presidente do TJRO, no dia 15 de agosto, pelo secretário-geral adjunto da OAB/RO, Walter Gustavo Lemos, juntamente com a presidente do Tribunal de Defesa das Prerrogativas da OAB/RO (TDP), Maracélia Oliveira, e o membro do TDP José Manoel Pires.
Os membros da OAB argumentaram com o vice-presidente do Tribunal que o procedimento de impedir o acesso virtual, alegando segredo de Justiça, dificultava a atuação dos advogados em fazer o acompanhamento e vista dos atos processuais.
Vale ressaltar que a medida evita, além dos transtornos sofridos pela classe, a morosidade para conclusão dos processos, tendo em vista que com a situação criada tumultuou-se o atendimento nas Varas de Família, já que os advogados eram obrigados a deslocar-se até o Fórum, formando grandes filas para simples atualização quanto ao trâmite processual que poderia ser feito através do site.
O presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, agradece mais uma vez o pronto atendimento por parte do Tribunal de Justiça, e reconhece que essa é mais uma demonstração do bom relacionamento entre as duas instituições, que primam pelo diálogo, com vistas a garantir a melhor prestação jurisdicional, garantindo o cumprimento das prerrogativas dos advogados.