Página Inicial / Presidência da Comissão Nacional da OAB Jovem será escolhida entre presidentes de comissão nas Seccionais

O próximo presidente da Comissão Nacional da Jovem Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil será escolhido dentre os presidentes das Comissões nas Seccionais. Essa foi a decisão do Conselho Pleno da OAB Nacional, na manhã desta segunda-feira (17).

Na prática, a alteração do Provimento n. 115/2007 da Ordem, que regulamenta as comissões permanentes da OAB Nacional, permitirá que o presidente da OAB Nacional faça a nomeação sem que esse novo representante esteja enquadrado no critério de “ao menos 5 anos de profissão” para assumir tal cargo.

“Essa é uma discussão muito valiosa à Ordem e motivo de comemoração para a Seccional Rondônia, pois acreditamos que as jovens advogadas e os jovens advogados devem ser incluídos no Sistema Ordem, inclusive nos cargos eletivos. Em Rondônia, a Jovem Advocacia já é a maioria dos inscritos da seccional e deve usar a sua voz para lutar suas batalhas”, celebra o presidente da OAB Rondônia, Elton Assis.

Para o presidente da Comissão em Rondônia, Danilo Henrique Alencar, foi uma alegria fazer parte desse momento histórico. “Considero um avanço na democracia interna e representatividade dos jovens. Aproveito para desejar votos de sucesso à nova presidente nacional Amanda Magalhães, do Rio de Janeiro”.

A presidente da Comissão Nacional da Jovem Advocacia da OAB, Daniela Teixeira, participou do I Colégio virtual de presidentes da Jovem Advocacia da Seccional Rondônia, no último dia 07 de agosto, e citou ter protocolado o requerimento e a importância do pleito. “Os advogados jovens têm organização, autonomia, dedicação e devem falar pela própria voz”.

Alteração do Provimento n. 115/2007 da Ordem

A matéria foi relatada pelo conselheiro federal pelo estado do Amapá, Helder José Freitas de Lima Ferreira, que considerou a proposta justa e merecida em reconhecimento aos jovens advogados(as) brasileiros(as). “O jovem advogado é parte importante e essencial para a advocacia e que há muito deseja sair da função de coadjuvante e exercer o papel de falar em seu nome, pois representa quase metade das inscrições da OAB”, votou.

• Com informações da Ascom da OAB Nacional