A Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO), representada pelo presidente da Comissão de Defesa dos Direitos dos Consumidores (CDDC), Gabriel Tomasete, participou, nesta sexta-feira (10), da palestra “Consumismo e Publicidade Infantil”. O evento aconteceu na sede da OAB Amazonas, em Manaus. Na ocasião, Tomasete abordou a palestra principal acerca da publicidade infantil, além da Comissão de Direito do Consumidor da OAB/AM que também discorreram sobre o tema.
A campanha nacional ‘Uma Infância Livre da Publicidade Comercial Infantil’, encampada pela Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor do Conselho Federal da OAB, foi idealizada por Gabriel Tomasete da Seccional Rondônia. A iniciativa visa conscientizar a população sobre os efeitos da publicidade infantil.
O presidente da CDDC, Gabriel Tomasete, falou acerca da publicidade infantil, que discorreu sobre as consequências da publicidade voltada às crianças e adolescentes, tais como, o estresse familiar, obesidade, erotização infantil, supervalorização de objetos materiais e adultização infantil, entre outros.
Tomasete declarou que são muitas coisas que trás consequências a respeito da publicidade dirigida às crianças. “Sempre destaco alguns fatos recentes na sociedade brasileira que comprovam este movimento, afim de não mais tolerarmos a continuidade dessa propaganda voltada às crianças e que prejudica muitas famílias”, disse.
De acordo com o presidente da OAB Amazonas, Marco Aurélio Choy, a instituição busca alertar a sociedade, pais e responsáveis em relação a esse tipo de publicidade. “Sabemos que a publicidade voltada a crianças acarreta problemas sérios dentro e fora do âmbito família e a OAB como uma instituição que se preocupa e estão atentas as demandas da sociedade vem através desta audiência, sensibilizar pais e responsáveis quanto à hipervulnerabilidade da propaganda voltada a este público”, disse.
O evento foi presidido pelo presidente da Seccional Amazonas, Marco Aurélio Choy, e promovido pela Comissão de Defesa do Consumidor da OAB/AM, em parceria com a Comissão de Proteção à Criança e ao Adolescente (CPCA), Comissão da Mulher Advogada (CMA) e OAB Vai à Escola. Com o objetivo de promover a sensibilização sobre os efeitos da publicidade direcionada às crianças.