Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

Presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, chama de “desrespeitosa” declaração do ministro do STF Gilmar Mendes

Página Inicial / Presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, chama de “desrespeitosa” declaração do ministro do STF Gilmar Mendes

Andrey Cavalcante e Claudio Lamachia

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), Andrey Cavalcante, fez duras críticas à manifestação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, proferida em sessão realizada na quarta-feira (7), durante julgamento da Adin 4.332.

Na ação, a OAB questionava a constitucionalidade de lei que fixou valor de crédito de pequeno valor em Rondônia, propositura da OAB/RO encampada pelo Conselho Federal. Em julgamento de lista do ministro Alexandre de Moraes, relator, a ação foi julgada improcedente.

Durante sua votação, Gilmar Mendes não se contentou em seguir o relator e disparou contra a Ordem, constrangendo o colega que representava a OAB, o advogado Oswaldo Pinheiro Ribeiro Júnior. “É bom que a própria Ordem dos Advogados tome tento”, afirmou o ministro, dizendo que a matéria não era função da Ordem, que não deveria se envolver no tema.

“A OAB/RO, Conselho Federal e demais Seccionais representam a casa da cidadania e têm atuado, sempre, em defesa da sociedade e dos nossos colegas advogados e advogadas. A defesa das prerrogativas advocatícias é uma de nossas principais bandeiras e não aceitaremos que elas sejam violadas, uma vez que a profissão de advogado é a única citada na Constituição Federal, justamente por ser o mister que possibilita a defesa dos cidadãos, sendo essencial para a devida aplicação da justiça. Quero dizer que a declaração do ministro é desrespeitosa para toda a classe e imprópria para uma pessoa que ocupa o cargo que a ele foi designado”, criticou Andrey, com veemência.

Na quarta-feira, o presidente do Conselho Federal da OAB, Cláudio Lamachia, divulgou nota acerca do que chamou de “descabida manifestação” proferida pelo ministro do STF Gilmar Mendes.

Confira a íntegra da nota divulgada por Lamachia:

“Em todos os Estados da Federação e no Distrito Federal, a OAB tem atuado em defesa da sociedade e dos advogados públicos e privados. São muitos e variados, infelizmente, os exemplos de violação de prerrogativas no país. De grampos ilegais em escritórios a casos em que o juiz impede o exercício profissional porque se acha no direito de determinar como a advogada deve se vestir.

O mau exemplo das altas autoridades que desrespeitam as prerrogativas da advocacia resulta até mesmo em agressões físicas. Em 2016, o colega Roberto Caldart, de Santa Catarina, morreu enquanto trabalhava após ser agredido por policiais.

A descabida manifestação de hoje proferida pelo ministro Gilmar Mendes contra a OAB, em processo que discute calote público no pagamento de obrigações de pequeno valor, apenas agrava esse quadro e estimula mais ilegalidades. Trata-se de uma investida contra toda a advocacia e que não reflete o alto nível que se espera de um ministro do Supremo Tribunal Federal.

A OAB cumpre sua função definida na lei Federal 8.906/94.

A Ordem não muda de opinião a depender dos ventos que sopram e defende as prerrogativas da advocacia e a cidadania em qualquer situação, não importa quem esteja do outro lado.

A Constituição define a advocacia como função essencial à Justiça. É imperioso que o ministro Gilmar, usando as palavras que ele mesmo usou, “tome tento” e conheça o que diz o estatuto da advocacia em seu artigo 44. Já passou o tempo em que um cargo conferia a seu ocupante o poder de impor sua vontade aos demais cidadãos.”

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista) responsável

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone