O presidente Márcio Nogueira, da OAB-RO, reafirmou a disposição da Ordem em trabalhar em conjunto com a magistratura pelo constante aperfeiçoamento das relações jurídicas e destacou que a luta por acesso à Justiça é o que une o Poder Judiciário e a Advocacia, durante a solenidade de posse da nova diretoria do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (TRT-14 RO/AC), biênio 2023-2024, realizada na manhã desta sexta-feira (16), em Porto Velho.
“A luta pelo acesso à Justiça é a chave-mestra da nação. É o elo que une o Poder Judiciário e a Advocacia. É o nosso lugar comum. Eu costumo me autodenominar como um ‘ativista da solução’. E, sim, precisamos ser criativos com o uso da tecnologia para solucionar problemas históricos! A Advocacia rondoniense – constituída pelos nossos quase 11 mil profissionais – é favorável aos avanços tecnológicos e à implantação de serviços jurídicos em suas diferentes interfaces. Não por acaso, a OAB e este TRT estiveram juntos na adoção de diversas iniciativas”, destacou. (Confira aqui o discurso completo)
O líder da advocacia rondoniense também enumerou as várias vezes em que a OAB-RO e a Justiça do Trabalho caminharam de braços dados em prol dos mesmos objetivos, citando a implantação das secretarias virtuais durante a pandemia e também para assegurar o orçamento dedicado ao Tribunal, em virtude da remoção de magistrados para outras regiões.
“A OAB-RO reconhece a importância dessa missão e não poupará esforços para assegurar a cooperação e a unidade entre as nossas Instituições, para que caminhemos sempre em conjunto, lado a lado, em defesa da Democracia e de nossa Constituição”, frisou Nogueira.
A solenidade, presidida pela atual presidente do TRT-14, desembargadora Maria Cesarineide de Souza Lima, deu posse ao desembargador Osmar João Barneze no cargo de presidente do Tribunal no biênio 2023-2024. A desembargadora Maria Cesarineide será a vice-presidente.
Em sua despedida, a desembargadora falou da alternância da administração que já permitiu que todos os magistrados ocupassem o cargo de presidente. Ela também citou o trabalho realizado, principalmente, durante a pandemia.
O desembargador Osmar João Barneze fez um cumprimento especial à advocacia e citou o reconhecimento pelas instâncias superiores como um Tribunal de Excelência. Ele ainda se emocionou ao falar da sua família.