Página Inicial / Presidente da OABRO aciona STF e PGR junto ao Conselho Federal para assegurar o sigilo da advocacia

O Presidente da OABRO, Márcio Nogueira, assinou neste domingo (18), em conjunto com a Diretoria do Conselho Federal e demais Seccionais, petição ao STF e PGR contra o delegado da Polícia Federal que analisou e expôs de forma ilegal as comunicações entre um advogado e seu cliente.

A atuação da OAB neste caso tem como objetivo a defesa das prerrogativas da advocacia, com foco no sigilo das comunicações entre advogado e cliente. Segundo as petições, o delegado federal Hiroshi de Araújo Sakaki incluiu no processo “transcrições de diálogos, prints de imagens e de documentos concernentes às comunicações entre o cliente e o seu advogado”.

A Ordem e os demais Presidentes solicitam que as conversas ilegalmente analisadas e expostas sejam retiradas do processo e declaradas nulas para fins do processo.

“É um passo importante, ressaltando a necessidade de proteger o sigilo entre cliente e profissional como uma das prerrogativas da advocacia”, explicou o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OABRO).