Presidente da OAB/RO agraciado com a comenda Governador Jorge Teixeira

Página Inicial / Presidente da OAB/RO agraciado com a comenda Governador Jorge Teixeira

Presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante com o secretário de segurança Marcelo Bessa e o vice-governador Airton Gurgacz durante o recebimento da medalha

O Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), Andrey Cavalcante foi um dos homenageados pela Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) com a comenda “Governador Jorge Teixeira”. A solenidade aconteceu no auditório do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) na manhã de terça-feira(12), onde também foram homenageados magistrados, autoridades civis e militares do estado de Rondônia, entre outras personalidades.

Ao ser condecorado, Andrey Cavalcante salientou que a sociedade vive um intenso labor para construir um lugar melhor para viver. “Absorvida pela chama desse ideal, a OAB Rondônia está reinventando sua história, redimensionando sua atuação, está crescendo e fortalecendo os alicerces de uma instituição profundamente compromissada com a democracia e efetivação da justiça social”.

Ele salientou que hoje, como nunca, a OAB Rondônia está presente em todos os setores da vida social no estado, ocupando espaços e exigindo o cumprimento fiel dos mandamentos constitucionais que garantem ao indivíduo e à coletividade todas as condições de que necessita para o exercício real da cidadania.

“Estamos forjando um caminho sem volta em que nossa instituição multiplicará sua influência nos processos decisórios com a finalidade de se responsabilizar pela solidificação da democracia vigorosa e efetiva com a qual sempre sonhamos e pela qual sempre lutamos”.

Nesse percurso, disse o presidente, a OAB não pode furtar-se a compreender que toda democracia somente subsiste por meio de conflitos ordinários, inevitáveis, os quais devem ser regulados pelo direito, oriundo das melhores expectativas populares.

Andrey reconhece que as instituições e grupos sociais em Rondônia passam por um cenário de intensificação de relações que será positiva para o cidadão comum. “Justamente por isso temos sido intransigentes na defesa dos direitos humanos e não perdemos tempo na busca de reposicionar a OAB/Rondônia diante de seus pares institucionais para auxiliar e cobrar o resgate do sentido de prioridade que nesses temas identificamos cambaleante. Essa é uma área da vida sensibilíssima e que precisa melhorar bastante em nossa região”, complementa.

Para o Presidente da OAB/RO, a presença firme e constante muito contribuiu ao longo deste ano para revitalizar a busca por soluções para problemas graves e continuar a postos para auxiliar os parceiros.

Das inspeções ordinárias e extraordinárias a estabelecimentos prisionais, dos atendimentos públicos na sede ou in loco, das escolas às creches e acampamentos diversos, dos protestos de junho e julho às muitas audiências públicas “nosso embate em direitos humanos somou-se à defesa inegociável das prerrogativas do advogado e a muitos outros temas clássicos do ativismo em advocacia para mostrarmos que não nos furtamos ao dever”.

Andrey Cavalcante salientou que nesse momento de homenagem, por indicação da Secretaria de Segurança e Defesa da Cidadania, na pessoa de seu Secretário Marcelo Bessa “abraça as instituições-irmãs e seus dignos representantes. Sabemo-nos menores do que os adjetivos que nos classificam e recebemos o louvor em nome de cada profissional que enfrenta a lida cotidiana investido na defesa dos valores sublimes que fundamentam a Ordem dos Advogados do Brasil. É a cada um deles que o reconhecimento de hoje ilumina como centelha de luz a indicar o caminho certo do dever de cada amanhã”.